NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
Champions LIGA

inauguração escola municipal com mais de 1,1 mil vagas no Lago Azul

Por Rodrigo sousa em 21/12/2020 às 17:30:01
Fotos - Valdo Leão/Semcom

Fotos - Valdo Leão/Semcom

Depois de investir na qualifica√ß√£o e valoriza√ß√£o dos professores e nas estratégias pedagógicas, que tiraram Manaus da 23¬™ coloca√ß√£o e a levaram para a 9¬™ posi√ß√£o no Índice de Desenvolvimento da Educa√ß√£o B√°sica (Ideb), estando entre as melhores pr√°ticas educacionais do país, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, termina sua gest√£o investindo fortemente no terceiro pilar da educa√ß√£o: a infraestrutura física da rede. Nesta segunda-feira, 21/12, o prefeito inaugurou mais uma escola, a Anna Raymunda de Mattos Pereira Gadelha, na rua Nestor Nascimento, bairro Lago Azul, zona Norte. A nova unidade de ensino deve atender aproximadamente 1.120 alunos do 6¬ļ ao 9¬ļ ano do ensino fundamental, nos dois turnos.

A obra foi feita por medida de compensa√ß√£o da empresa Direcional Engenharia. A escola foi totalmente construída pela empresa e repassada ao município para integrar a rede física da educa√ß√£o fundamental e ser√° administrada pela Secretaria Municipal de Educa√ß√£o (Semed). A nova escola conta com 16 salas de aula, além das salas da diretoria, pedagogia, secretaria e professores, laboratório de inform√°tica, biblioteca, depósito de material, depósito de material de limpeza, cantina coberta, cozinha com dois depósitos, √°rea de recreio e 16 banheiros, inclusive para Pessoa com Defici√™ncia (PcD).

Com essa nova escola, o Lago Azul, bairro periférico da zona Norte, com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), ganha mais um equipamento coletivo para melhorar a qualidade de vida de sua popula√ß√£o. Além da escola hoje inaugurada, o Lago Azul conta ainda com o Centro Integrado Municipal de Educa√ß√£o (Cime) Dra. Viviane Estrela Marques Rodella, localizado na avenida Comendador José Cruz, e que foi símbolo da luta contra a Covid-19 ao se tornar o hospital de campanha municipal. Na √°rea de Saúde, o bairro j√° conta com a clínica da família Carmem Nicolau, além de obras de mobilidade urbana, com a constru√ß√£o de um terminal de passageiros, o T6, e obras de recupera√ß√£o vi√°ria com o Requalifica 7.

A manicure Patrícia Leal Silva, m√£e de dois filhos, Daniel e Miguel, disse que o projeto da nova escola é aben√ßoado por Deus. "Essa escola vai presentear n√£o só meus filhos, mas os filhos de todos aqui da comunidade. Muitas vezes a gente enfrentava sol e chuva para pegar os filhos na escola, agora isso acabou. Estou muito feliz", disse.

Anna Raymunda de Mattos Pereira Gadelha, natural de Manaus, nasceu no dia 29 de junho de 1909, filha de Júlio Verne de Mattos Pereira e de Anna Nunes de Mattos Pereira, foi casada com Augias Augusto Pinheiro Gadelha e n√£o teve filhos. Ela morreu no dia 24 de julho de 1996, no Rio de Janeiro. Anna Raymunda trabalhou no Cartório do Tribunal de Justi√ßa, era professora e dedicava-se em aulas particulares aos mais carentes. "Foi uma pessoa que fez muito por Manaus e merece receber essa homenagem", concluiu o prefeito.

Fonte: Prefeitura de Manaus

Comunicar erro

Coment√°rios

VACINA DO AM. GOV. DO ESTADO