NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
COPA CIDADE DE MANAUS 2024

Conselho Superior do MinistĂ©rio PĂșblico do Amazonas toma posse para o biĂȘnio 2021-2023

Por Junior Silva em 02/03/2021 às 15:38:22
Foto Divulgação

Foto Divulgação

O Colégio de Procuradores de Justiça, do Ministério PĂșblico do Amazonas (MPAM), deu posse, na tarde desta segunda-feira (1Âș), aos membros do Conselho Superior do Ministério PĂșblico (CSMP) para o biĂȘnio 2021-2023. A sessão solene, realizada de maneira hĂ­brida, foi presidida pelo Procurador-Geral de Justiça, Alberto Rodrigues do Nascimento JĂșnior, e teve a presença do Ministro do STJ Mauro Campbell, ex-Procurador-Geral do MPAM, do promotor de Justiça Lauro Tavares, presidente da Associação Amazonense do MP, demais procuradores de Justiça e empossandos. O evento foi transmitido, ao vivo, pelo canal da Secretaria dos Órgãos Colegiados, no youtube. Para assistir, clique aqui.

A sessão começou com uma homenagem aos membros do Ministério PĂșblico que faleceram recentemente, vĂ­timas de covid-19. Os procuradores de Justiça Antonina do Couto Valle e Francisco Cruz, assim como o promotor de Justiça aposentado AluĂ­sio de Lima, foram lembrados em um momento de silĂȘncio. O termo de posse foi lido pela secretĂĄria-geral do MP, promotora de Justiça Lilian Stone.

Primeiro a fazer uso da palavra, o Ministro Mauro Campbell fez um alerta aos presentes na sala virtual e expectadores da transmissão. Citando os constantes ataques à atuação ministerial em todo o paĂ­s, frisou a importĂąncia do trabalho do Conselho Superior do MP em se pautar no fortalecimento da instituição.

"Em raras oportunidades, o Ministério PĂșblico não correu tanto risco institucional como corre atualmente, em nĂ­vel nacional. E é muito importante que órgãos, como o Conselho Superior do Ministério PĂșblico, tenham isso em registro e, necessariamente, atuem para fortalecer ainda mais as nossas bases institucionais. Uma sociedade não resiste sem o Ministério PĂșblico.", afirmou Mauro Campbell se dirigindo aos novos membros do CSMP.

Por sua vez, o promotor de Justiça Lauro Tavares lembrou que o momento atual requer decisões e atitudes inovadoras e firmes e ressaltou que a composição do novo colegiado aponta para bons caminhos. "Nesses novos tempos, de novos e grandes desafios, vivenciados em uma pandemia, estamos conscientes de que nossa responsabilidade é ainda maior. Precisaremos inovar, criar, unir, construir, dialogar e, acima de tudo, amar ainda mais o Ministério PĂșblico amazonense", afirmou o presidente da AAMP.

O Conselho para 2021-2023

Os membros que tomaram posse nesta segunda-feira foram eleitos no Ășltimo dia 23/02 por voto direto de promotores e procuradores de Justiça. A composição do Conselho Superior do Ministério PĂșbico ficou assim:

Presidente do CSMP
Dr. Alberto Rodrigues do Nascimento JĂșnior
Procurador-Geral de Justiça

Integrante
Corregedor-Geral do MP*

Representantes do Colégio de Procuradores de Justiça
Dr. PĂșblio Caio Bessa Cyrino
Dr. José Bernardo Ferreira JĂșnior (em ordem de votação)

Representantes dos Promotores de Justiça
Dr. Adelton Albuquerque Matos
Dra. Neyde Regina Demósthenes Trindade
Dra. Silvana Nobre de Lima Cabral (em ordem de votação)

Suplente para as duas representações
(Artigo 6Âș, § 1Âș do Regimento Interno do CSMP)
Dra. Suzete Maria dos Santos

* A procuradora de Justiça SĂ­lvia Abdala Tuma foi eleita, no dia 25/02, para o cargo de Corregedor-Geral do MP. A posse serĂĄ no dia 18/03.


Reposte!


Fonte: Portal Nosso Show

Comunicar erro
GOVERNO DO AMAZONAS

ComentĂĄrios

ANUNCIE AQUI