NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
COPA CIDADE DE MANAUS 2024

Alemanha e Mercedes-Benz doam 5,5 milhões de euros para unidades móveis de saúde

Por Portal Nosso Show/Redação em 04/03/2021 às 17:33:11

O projeto, que une uma ideia da montadora e um programa do governo alemão para destinar recursos a países emergentes, visa oferecer atendimento de saúde a populações carentes do Brasil O governo alemão e a Mercedes-Benz do Brasil anunciaram nesta quinta-feira (4) um acordo de cooperação que prevê a doação de recursos, mão de obra e serviços para oferecer unidades móveis de saúde para o Brasil.

O projeto, que une uma ideia da montadora e um programa do governo alemão para destinar recursos a países emergentes, visa oferecer atendimento de saúde a populações carentes. O governo alemão destinará 4,5 milhões de euros à aquisição de sete semirreboques, sobre os quais serão montadas unidades móveis com estrutura e equipamentos de saúde.

A Mercedes-Benz fornecerá os caminhões para a mobilidade das unidades, motoristas e recursos internos para administração do projeto, totalizando cerca de 1 milhão de euros em força de trabalho (não monetário). A montadora vai fornecer também combustível, seguros e manutenção dos veículos.

Os parceiros do projeto e cinco ONGs, a Sociedade Beneficente Albert Einstein, o CIES Global, a SAS Brasil, a Renovatio e o Instituto Luz para Vida, contribuirão para a operação do projeto.

Por meio de nota, Gerd Müller, ministro de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha, lamentou que mais de 250 mil pessoas já tenham morrido em decorrência da pandemia no Brasil.

“Precisamos deixar claro que a covid-19 só será superada se o vírus for vencido mundialmente”, destacou o ministro alemão.

Segundo ele, as unidades móveis de saúde poderão ser usadas para diagnosticar infecções pelo novo coronavírus e também para outras emergências médicas. Será possível agilizar a realização de exames e oferecer consultas médicas em áreas como oncologia, oftalmologia, odontologia e ginecologia, chegando até, em alguns casos, a realizar pequenas cirurgias.

Uma fase piloto já foi testada na Grande São Paulo. A ideia, agora, é expandir a iniciativa em outras regiões.

A iniciativa baseia-se no sucesso de projeto anterior, que ofereceu uma unidade móvel de tomografia, que vem sendo utilizada no combate à covid-19 na cidade de São Paulo desde o ano passado, disse, por meio de nota, Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e América Latina.

“Agora, com mais sete carretas, podemos ampliar notavelmente o alcance desse auxílio médico e de saúde, indo a localidades mais distantes”, destacou.

O projeto das unidades móveis de saúde também prevê atender caminhoneiros. Juntamente com a Sociedade Beneficente Albert Einstein, o projeto atenderá esses profissionais em rodovias, portos e outros locais de alta concentração de motoristas. Segundo Deppen, a expectativa é atender mais de 250 mil pessoas em três anos.

Fonte: Valor Econômico

Tags:   Valor
Comunicar erro
GOVERNO DO AMAZONAS

Comentários

ANUNCIE AQUI