NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
COPA CIDADE DE MANAUS 2024

Consumo de energia elétrica cresce 1,8% em fevereiro, diz CCEE

Por Portal Nosso Show/Redação em 08/03/2021 às 13:47:25

"-//W3C//DTD HTML 4.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/REC-html40/loose.dtd">


Por ramos de atividade, 11 dos 15 analisados pela CCEE apresentaram alta do consumo ao longo de fevereiro, entre eles de minerais não metálicos (+9,5%) e químicos (+6,4%) O consumo nacional de energia elétrica registrou alta de 1,8% em fevereiro, segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) divulgados nesta segunda-feira (8).

O comportamento do indicador foi influenciado principalmente pelo ambiente de contratação livre (ACL), cujo consumo subiu 9,4% no período. Já no ambiente de contratação regulado (ACR), houve queda de 1,6%.

Segundo a CCEE, boa parte do crescimento do consumo do ACL pode ser atribuído à migração de consumidores que antes atuavam no mercado regulado. Excluído dos cálculos o efeito das migrações, o consumo no mercado livre registra ampliação menor em fevereiro, de 4,2%, enquanto o ACR passa a ter aumento de 0,8%.

Na abertura por ramos de atividade, 11 dos 15 analisados pela CCEE apresentaram alta do consumo ao longo de fevereiro. Entre os eletrointensivos, registraram aumento os segmentos de minerais não metálicos (+9,5%), metalurgia e produtos de metal (+7%), químicos (+6,4%) e extração de minerais metálicos (+6%). Já serviços (-7,7%), transportes (-6,3%), comércio (-3,5%) e telecomunicações (-2,4%) mostraram quedas no período.

Ainda nesta segunda-feira, a CCEE divulgou dados específicos sobre a produção de energia elétrica a partir de resíduos urbanos. No ano passado, a geração a partir dessa fonte cresceu 7,7%, atingindo 110,2 megawatts (MW) médios ao ano. A CCEE aponta que, embora tenha pequena escala na matriz elétrica brasileira, o segmento pode atrair novos investimentos nos próximos anos — empreendimentos do tipo foram contemplados nos leilões para contratação de energia nova, agendados para setembro deste ano.

Fonte: Valor Econômico

Tags:   Valor
Comunicar erro
GOVERNO DO AMAZONAS

Comentários

ANUNCIE AQUI