NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
COPA CIDADE DE MANAUS 2024

Situação da economia americana ainda é assustadora, diz Yellen

Por Portal Nosso Show/Redação em 23/03/2021 às 15:13:17

“Embora estejamos vendo sinais de recuperação, devemos estar cientes do buraco do qual estamos saindo”, afirmou a secretária do Tesouro dos EUA, em audiência na Câmara dos Deputados A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, afirmou nesta terça-feira (23) que a situação da economia americana ainda é assustadora, apesar dos recentes sinais de recuperação após a crise provocada pela pandemia de covid-19.

“Nos encontramos em um momento de esperança para a economia, mas ainda assim ele é assustador”, disse Yellen. “Embora estejamos vendo sinais de recuperação, devemos estar cientes do buraco do qual estamos saindo: o país ainda está com 10 milhões de empregos a menos desde o pico pré-pandemia.”

Yellen fez as declarações durante uma audiência do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Deputados dos EUA, sobre a resposta econômica do governo americano à crise provocada pela doença. O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, também participa do evento.

Em seu discurso inicial, Yellen frisou que, além dos empregos perdidos durante a pandemia, pelo menos 22 milhões de americanos não conseguem ter comida suficiente para se alimentar durante o dia.

Na avaliação da secretária do Tesouro, o pacote de US$ 1,9 trilhão recentemente aprovado pelo Congresso ajudará a resolver parte dos problemas. Mas os EUA ainda precisarão fazer mais para superar a crise e lidar com desigualdades econômicas exacerbadas durante a crise.

Pleno emprego em 2022

“Com a aprovação do Plano de Resgate, estou confiante de que as pessoas chegarão ao outro lado desta pandemia com os alicerces de suas vidas intactos. E eu acredito que eles serão beneficiados por uma economia em crescimento. Na verdade, acho que podemos ver um retorno ao pleno emprego no próximo ano”, disse ela.

Yellen foi questionada pelos republicanos do Comitê de Serviços Financeiros sobre o próximo plano econômico de Biden. Segundo a imprensa americana, o novo pacote deve chegar a US$ 3 trilhões e incluir, além de uma série de projetos de infraestrutura, um aumento de impostos para os mais ricos e para grandes empresas.

Revisão de impostos

Ao responder às perguntas da oposição, Yellen afirmou que o Departamento do Tesouro revisará as políticas de impostos e avaliará programas para resolver problemas de longo prazo da economia americana, como, por exemplo, a produtividade. Ela prometeu que nenhuma medida afetará as pequenas companhias do país, especialmente afetadas pela pandemia.

A ideia do novo plano econômico, segundo Yellen, é promover investimentos que fortaleçam a competividade da economia americana. Com os projetos de infraestrutura, além de abordar problemas de longo prazo, a Casa Branca quer gerar vagas de trabalho e lidar com a mudança climática.

“Acho que um pacote que consista em investimento nas pessoas, em infraestrutura, ajudará a gerar bons empregos na economia”, afirmou a secretária. “E mudanças na estrutura tributária ajudarão a pagar por esses programas.”

Yellen reiterou que a mudança climática é uma “prioridade” para Biden e que o Departamento do Tesouro está trabalhando com as instituições financeiras para que elas sejam resilientes aos riscos gerados pelo aquecimento global.

Ela também negou que o governo de Biden tenha qualquer intenção de regular financiamentos ou investimentos ligados à mudança climática.

Fonte: Valor Econômico

Tags:   Valor
Comunicar erro
GOVERNO DO AMAZONAS

Comentários

ANUNCIE AQUI