NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
COPA CIDADE DE MANAUS 2024

Dia das Meninas: escola de Tempo Integral bilíngue celebra festa típica da cultura japonesa

Alunos da unidade produziram maquetes e cartazes em alusão ao evento

Por Pedo Ferreira em 29/03/2021 às 16:36:36
FOTOS: Divulgação/Seduc-AM

FOTOS: Divulgação/Seduc-AM

O Hinamatsuri, ou Dia das Meninas, tradicional festa da cultura japonesa, foi celebrado com uma programação diferenciada, na primeira escola pública bilíngue Português-Japonês do país, a Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Professor Djalma da Cunha Batista, na zona sul de Manaus. A unidade promoveu, na última semana, uma série de atividades realizadas pelos alunos, por meio das aulas remotas.

A principal característica do Hinamatsuri são as bonecas típicas que ficam expostas em plataformas com panos vermelhos. Elas representam o Imperador, a Imperatriz, serviçais, senhoras da corte e músicos com as vestimentas tradicionais do período Heian. Com isso, os estudantes dos 6º e 7º anos produziram uma série de cartazes e maquetes, constituídos pelas bonecas, principal símbolo do Dia das Meninas.

"Desde 2016, a gente busca trabalhar as datas comemoradas dentro da cultura japonesa e, dessa forma, já fizemos exposições, apresentações e outros. Dessa vez, os alunos produziram bonecas com materiais que tinham em casa, como cartolina e papelão. O Hinamatsuri é oriundo de um antigo costume japonês, no qual bonecas feitas de papel eram colocadas em um rio, levando consigo os males ou os maus espíritos", explicou a coordenadora da ação, Érika Tomioka.

O aluno Murilo Martins, do 6º ano, contou sobre o trabalho que desenvolveu para o projeto. "Eu gosto muito da cultura japonesa e pretendo fazer um intercâmbio no Japão. Assim, com a ajuda da minha mãe, eu realizei a pesquisa e desenhei as bonecas que representam o Imperador e a Imperatriz, principais símbolos da comemoração do Hinamatsuri", destacou o estudante.

Sobre a festa – Na tradição japonesa, no dia 3 de março, a menina convida seus amigos para um chá, onde serve aos convidados o hishimochi (bolinho doce de arroz) e o saquê sem álcool. A comida tradicional é chamada arare, coloridas bolachas que são comidas com molho. Durante a festa, a anfitriã poderá cantar uma música antiga para entreter seus convidados.


Fonte: Portal Nosso Show

Comunicar erro
GOVERNO DO AMAZONAS

Comentários

ANUNCIE AQUI