NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
COPA CIDADE DE MANAUS 2024

Cinco pacientes transferidos por meio da Operação Gratidão recebem alta nesta segunda-feira

Grupo de pacientes de Porto Velho (RO) passou pelo tradicional corredor da vitória para celebrar vitória contra a Covid-19

Por Junior Silva em 05/04/2021 às 20:53:49
FOTOS: Divulgação

FOTOS: Divulgação

Nesta segunda-feira (05/04), mais cinco pacientes que haviam sido transferidos do estado de Rondônia, para tratamento da Covid-19 no Amazonas, receberam alta do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Delphina Aziz. Com o grupo, chega a 37 o número de pacientes recuperados, de um total de 48, transferidos por meio da "Operação Gratidão".

A recuperação em solo amazonense representa um recomeço para o paciente Elson Ferreira, que ficou internado na unidade de saúde referência no tratamento da doença no estado. Livre do vírus, o paciente agradeceu a iniciativa do Governo do Amazonas e relembrou o dom de poder voltar a respirar sem dificuldades.

"Desde as técnicas às enfermeiras, os médicos, gradativamente foram cuidando do nosso respirar, do nosso falar, do nosso caminhar; trabalhando a questão da fisioterapia do nosso pulmão, porque a gente acredita que não afeta em nada, mas ficar sem ar é muito difícil, quando você começa a trabalhar isso, é muito bom. Tudo isso foi muito importante, porque gradativamente a gente vai sendo restaurado, curado, para estar 100% de voltar para casa", disse o rondoniense.

Emocionado com o retorno para a casa, João Jucá, de 41 anos, relembra que a batalha pela vida passou por momentos difíceis, mas o tratamento oferecido pelos profissionais no Amazonas foi decisivo para a plena recuperação da doença. Ao receberem a alta, os rondonienses passaram pelo tradicional corredor da vitória, formado por profissionais de saúde da unidade, para celebrar a volta à vida saudável.

"Quando a gente recebeu a oportunidade, ouviu falar do Delphina, um hospital de referência, a gente abraçou essa causa e a gente viu que, realmente, foi aquilo que nos falaram do hospital. Fomos muito bem cuidados, chegamos em uma situação bem crítica, respirando através do cateter, do balão de oxigênio. Mas fomos muito bem tratados, os médicos atenderam na hora da chegada, até agora, hora de sair, fomos muito bem assistidos".

Retorno - Após a alta, os pacientes são acompanhados até o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, para o embarque com destino a Porto Velho (RO). Todo o procedimento é assistido por uma equipe do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS).

Operação Gratidão - A iniciativa do Governo do Estado permitiu que o Amazonas recebesse 48 pacientes de Rondônia e do Acre, dos quais 37 já se recuperam plenamente da doença e tiveram alta do Hospital Delphina Aziz. Além da recepção de pacientes, o Amazonas prestou auxílios aos estados com o envio de insumos e equipamentos.

Fonte: Portal Nosso Show

Comunicar erro
GOVERNO DO AMAZONAS

Comentários

ANUNCIE AQUI