NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
COPA CIDADE DE MANAUS 2024

O que faço se não me adaptei ao home office?

Por Portal Nosso Show/Redação em 07/04/2021 às 05:50:38
A colunista Karin Parodi responde leitor que está insatisfeito por sua empresa ter decidido manter o trabalho remoto de forma permanente >> Envie sua pergunta, acompanhada de seu cargo e sua idade, para: [email protected]

"Olá! A minha empresa decidiu que ficaremos em casa permanentemente. Pelo momento da pandemia, eu até me sinto bem de ficar mais seguro agora ao não precisar me deslocar. Considerando, porém, quando tudo estiver melhor e as pessoas vacinadas, eu gostaria muito de voltar ao escritório. Já modifiquei minha casa, mas sinto falta de ver os colegas e acho que rendo melhor no escritório. Diante dessa situação, seria melhor buscar desde já outra empresa que não terá home office para sempre? Me ajude. Obrigado”.

Contador, 35 anos

Milhões de pessoas no mundo estão vivendo as muitas angústias em função da pandemia. E algumas delas, que envolve o novo modo de trabalhar e de se relacionar, vieram para ficar. Estamos vivendo como se um pêndulo estivesse oscilando, onde no passado não era tão comum o 100% home office e o trabalho presencial era o que a maioria conhecia. Com a pandemia, descobrimos que é sim possível trabalhar em diversas carreiras de casa, mas como um pêndulo, acredito que a maioria das empresas e profissionais irá preferir um mix, ou seja o pêndulo irá se equilibrar no centro.

Com a pandemia, tivemos que nos adaptar e desenvolver muito a resiliência e adaptabilidade, lidar com nossos medos e emoções e ainda nem sabemos quando tudo isso vai se estabilizar. A resiliência é um conceito emprestado da física que significa a capacidade do indivíduo em lidar com situações adversas, superar obstáculos, suportar pressões, e problemas, e reagir positivamente a eles mantendo o equilíbrio psicológico. As principais características de uma pessoa com maior capacidade de resiliência passam pelo autocontrole emocional, otimismo, empatia, autoconfiança e um propósito de vida. Confesso que não é fácil ter todas essas características, mas tendo algumas já ajuda.

Ao mesmo tempo, o home office pode contribuir para a redução do estresse decorrente do trânsito e temos a oportunidade de ter alimentação mais saudável. Para tomar a decisão de buscar uma nova oportunidade no mercado, faça um planejamento e, em função do mercado estar bem mais competitivo, deve levar mais tempo do que você imagina para conquistar uma nova posição. Como não tenho maiores informações sobre o teu perfil e mercados que irá acessar sugiro você fazer uma pesquisa prévia de segmentos da economia mais aquecidos. Para adiantar destaco alguns: negócios relacionados à área de saúde, logística, empresas de tecnologia, tudo que tenha tecnologia como base do negócio, como por exemplo: fintech, edutech, healthtech, e-commerce e que oferecem um maior volume de posições em aberto.

Outros segmentos irão retomar, mas dependem mais de quando iremos sair da pandemia. Também temos um cenário positivo para empresas e novos investimentos vindo para o nosso país. Independentemente da quarentena, foque em diferentes canais para identificar posições no mercado. Faça networking on-line, expanda teus contatos profissionais, retome outros que você já tinha, visite sites de vagas, o Linkedin, a maior rede de profissionais do mundo, grupos de interesses no whatsapp. Adicionalmente acesse os sites das empresas de consultoria em recursos humanos e sites das empresas nas quais você gostaria de trabalhar.

Enfim, você terá um bom trabalho a ser desenvolvido para identificar novas oportunidades. Esse é o lado prático, o que chamo de fatores tangíveis em busca de uma nova posição. Contudo leve em conta os fatores intangíveis. Cultura, valores, sustentabilidade não só ambiental, mas financeira, social. Da mesma maneira que as empresas buscam referências sobre candidatos, você tem que fazer o mesmo do teu lado. Não deixe a tua produtividade e energia diminuírem pois iremos superar essa fase. Também ao buscar uma nova oportunidade avalie o pêndulo, ou seja, o meio termo com a possibilidade de ter alguns dias em home office e outros presencialmente.

Este é um modelo que se provou viável para muitas carreiras e muitas empresas irão adotá-lo. O mundo do trabalho continua se transformando e o segredo está em se adaptar à tecnologia sem deixar de lado nosso lado humano. A maneira como você irá reagir e se adaptar às mudanças irá impactar diretamente nas oportunidades na carreira e que a vida apresentam. Como parte de esse processo, conecte-se com familiares, amigos, tenha tempo para si, busque atividades para relaxar e cuidar da saúde. Boa sorte.

Karin Parodi é fundadora do Career Center e presidente do conselho da Wave

Esta coluna se propõe a responder questões relativas à carreira e a situações vividas no mundo corporativo. Ela reflete a opinião dos consultores e não a do Valor Econômico. O jornal não se responsabiliza nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.

>> Envie sua pergunta, acompanhada de seu cargo e sua idade, para: [email protected]

Como lidar com um emprego que me decepcionou?

Vale a pena virar PJ nesse momento?

Fonte: Valor Econômico

Tags:   Valor
Comunicar erro
GOVERNO DO AMAZONAS

Comentários

ANUNCIE AQUI