NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
COPA CIDADE DE MANAUS 2024

Tarcísio: Leilão da 7ª rodada de aeroportos deverá ser realizado no 1º semestre de 2022

Por Portal Nosso Show/Redação em 07/04/2021 às 13:27:14

A sétima e última rodada de concessões deverá incluir as “joias da coroa” do governo federal: os aeroportos de Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ) O próximo leilão de aeroportos federais, que é o mais aguardado pelo mercado, deverá ser realizado no primeiro semestre de 2022, afirmou o ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas. A sétima e última rodada de concessões deverá incluir as “joias da coroa” do governo federal: os aeroportos de Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ).

“Esses aeroportos ficaram por último não por acaso, mas para preservar o caixa da Infraero [estatal que hoje é responsável pelos ativos] e para dizer aos investidores: ‘Venham, o melhor está por vir’”, disse ele.

“A estruturação da rodada está em andamento, com estudos adiantados. O leilão deverá ser no primeiro semestre do ano que vem, mas há prazos inescapáveis. Esses projetos pressupõe muito estudo e, depois, passarão para uma fase de debate com sociedade, nas audiências publicas”, afirmou o ministro.

Questionado sobre os ágios altos no leilão desta quarta-feira (7), o ministro disse que a precificação não se dá apenas pela outorga inicial (que foi o critério de seleção do vencedor), e que há também as outorgas variáveis, a serem pagas anualmente pelos operadores.

Freitas também comemorou o resultado do leilão, que incluiu grandes operadores, apesar do cenário de crise no setor aeroportuário, duramente impactado pela pandemia.

“Entendo que a participação foi qualificada. É preciso entender a ousadia do que fizemos. A pandemia impactou todo o setor aéreo internacional, temos operadores sofrendo, mas acontece que não dava para ficar esperando. Estamos em situação quase de vendedor exclusivo no mundo”, disse.

Ele também afirmou que espera sucesso nos próximos leilões federais. Amanhã, será realizada a licitação da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) e, na sexta (9), de cinco terminais portuários.

Fonte: Valor Econômico

Tags:   Valor
Comunicar erro
GOVERNO DO AMAZONAS

Comentários

ANUNCIE AQUI