Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

valor

Câmara acelera projeto que limita reajustes de aluguel ao IPCA



Apesar do requerimento de urgência, o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), sinalizou que a proposta será analisada pelo plenário apenas em maio A Câmara dos Deputados aprovou hoje, por 402 a 54, o requerimento de urgência para acelerar a tramitação do projeto que limita o reajuste de aluguel ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Antes mesmo da aprovação do requerimento, o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), sinalizou que a proposta será analisada pelo plenário apenas em maio.

De autoria do deputado Vinicius Carvalho (Republicanos-SP), o texto “determina que o índice de correção dos contratos de locação residencial e comercial não poderá ser superior ao índice oficial de inflação”.

Na justificativa do projeto, o parlamentar destacou que “inquilinos estão desesperados” com os índices de reajuste no período da pandemia. “Estabelecemos como parâmetro o IPCA para o limite do valor que poderá ser celebrado entre as partes. É uma forma de justa de reajuste de contratos, pelo real custo de vida, porém deixamos a porta aberta para a livre negociação. Na hipótese, do locador achar injusto o valor da correção, poderá propor ao locatário um índice superior, mas este poderá aceita-lo ou não, totalmente diferente do que ocorre hoje, no qual o contrato já estabelece um índice fora da realidade do mercado e o locatário se quiser aceita ou não esse valor. Defendemos a livre negociação, mas também não podemos deixar o lado mais fraco dessa relação à mercê das regras do mercado”.

Pixabay

Valor Econômico

Valor

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!