NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
COPA CIDADE DE MANAUS 2024

Rio prevê imunizar todos os idosos em abril e prioritários acima de 45 anos em maio

Por Portal Nosso Show/Redação em 13/04/2021 às 15:53:08

Daniel Soranz disse ao Valor que não há previsão segura para a vacinação de toda a população elegível da cidade, ou seja, aqueles com 18 anos ou mais O secretário de saúde do Rio, Daniel Soranz, disse ao Valor que não há previsão segura para a vacinação de toda a população elegível da cidade, ou seja, aqueles com 18 anos ou mais. Isso, diz ele, se deve à instabilidade nas entregas de vacinas pelo Ministério da Saúde.

"Se as vacinas chegarem, é possível vacinar toda a população até o fim do ano. A prefeitura do Rio tem capilaridade e rede de saúde para isso, assim como as outras cidades do país. O problema mesmo é o montante de doses", diz.

"A gente tem um cenário de incerteza do cronograma de entrega das vacinas. Não tem data exata e ainda temos que reservar a segunda dose da Coronavac", afirma o secretário.

Por ora, afirmou Soranz, a prefeitura do Rio só garante a vacinação de todos os maiores de 60 anos, o que deve acontecer ainda em abril, e de pessoas com 45 anos ou mais que integram grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Imunizações (PNI) ou pela própria secretaria.

Essa população prioritária envolve, além de comórbidos, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores da saúde, educação, serviços de limpeza urbana e agentes de segurança. "Vacinando os idosos e esses grupos prioritários, a gente vai conseguir reduzir muito o número de pessoas internadas e os óbitos", disse.

Ao Valor, Soranz mostrou o cronograma de entregas de vacinas repassado pelo Ministério, que acusava a entrega de 57,2 milhões de doses a Estados e municípios em abril, 46,2 milhões em maio, 42,6 milhões em junho e 16,5 milhões em julho.

Segundo ele, o cronograma já não foi cumprido neste início de abril, o que dificulta previsões de médio prazo. "Se esse cronograma fosse mantido, o país, aí incluído as capitais, teria toda a população prioritária vacinada até julho. Isso não está acontecendo e ainda não sabemos se as reduções deste mês, por exemplo, serão compensadas em meses seguintes", disse.

Até o meio da tarde desta terça-feira, a cidade do Rio já tinha vacinado 16,7% da população com a primeira dose. Entre os idosos, a vacinação já começou para 77,1%. Inicialmente, lembra o secretário, a capital estava vacinando grande contingentes de outros municípios, movimento que arrefeceu com o lançamento de uma calendário estadual único na passagem de março ara abril.

Os percentuais da vacinação da cidade do Rio são mais elevados que os de outras capitais e, também, que os do próprio Estado do Rio, onde nem 12% da população receberam ainda a primeira dose. O Estado é a quinta unidade da federação mais atrasada. No país, 14,8% da população em média já receberam a primeira dose até ontem, segundo o consórcio de veículos de imprensa.

O médico lembra que, entre as faixas etárias já contempladas pela vacinação, ainda há uma parcela expressiva de não vacinados. Eles são 7% dos idosos com mais de 80 anos, 5,8% dos idosos entre 70 e 79 anos e 8,3% dos idosos entre 65 e 69 anos. Esses percentuais, ainda considerados relevantes, impõem riscos de lotação ao sistema de Saúde. Até o fim dessa semana o Rio vacina pessoas na faixa-etária dos 62 anos.

Luiza Moraes/Agência O Globo/Arquivo

Fonte: Valor Econômico

Tags:   Valor
Comunicar erro
GOVERNO DO AMAZONAS

Comentários

ANUNCIE AQUI