Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

valor

Série de webinários debate papel do Brasil na emergência climática


Valor e Coalizão Brasil vão realizar seis eventos para analisar os grandes temas da crise ambiental, a participação do Brasil no Acordo de Paris e na COP-26 Há uma enorme expectativa com relação a COP-26, que será realizada no início de novembro, em Glasgow, Escócia. Está previsto o início da implementação do Acordo de Paris, assinado em 2015, mas que ainda não está valendo. Embora haja pressões de todos os lados, a urgência da crise ambiental continua a ocupar um lugar pouco relevante na agenda de governantes e a mobilização social também é discreta.

O tema é fundamental. E o Brasil é peça chave: quinto maior emissor de gases de efeito estufa do mundo, que hoje está sob escrutínio pelo crescente desmatamento da Amazônia.

Para ampliar a percepção da importância das questões relacionadas à emergência climática, o Valor e a Coalizão Brasil iniciam na segunda-feira uma série de seis webinares que irão aprofundar os pontos centrais da agenda ambiental.

A Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura é um movimento composto por entidades que lideram o agronegócio no Brasil, as principais organizações civis da área de meio ambiente e clima, representantes do meio acadêmico, associações setoriais e companhias líderes nas áreas de madeira, cosméticos, siderurgia, papel e celulose, entre outras. Seu objetivo é tratar das questões decorrentes das mudanças climáticas sob a ótica de uma nova economia, baseada na baixa emissão de gases de efeito-estufa.

A série começa dia 26, às 15 horas, com um debate sobre o que estará em jogo na COP-26. O objetivo é ampliar o conhecimento sobre a convenção do clima, em especial o Acordo de Paris, identificando os riscos e oportunidades que as mudanças climáticas trazem para o uso da terra no Brasil.

O webinar tem como convidados: Caroline Prolo, sócia da área de direito ambiental e de mudanças climáticas do Stocche Forbes Advogados; Gonzalo Munõz, campeão de ação climática de alto nível da COP-25 e Izabella Teixeira, ex-ministra do Meio Ambiente e co-presidente do Painel Internacional de Recursos Naturais da ONU (IRP/Unep). A moderação estará a cargo de André Guimarães, diretor executivo do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e membro da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, e de Daniela Chiaretti, repórter especial de ambiente do Valor Econômico.

Em maio, estarão em foco as principais mensagens da ciência sobre as mudanças climáticas e suas implicações para a sociedade. Em junho o debate será sobre o Acordo de Paris e os novos parâmetros para a produção agropecuária e os investimentos no uso da terra do Brasil.

A conciliação entre a produção agropecuária e a conservação no Cerrado será o foco do webinar programado para agosto. Em agosto, a pauta é Amazônia: o Acordo de Paris e as oportunidades para a conservação e a produção sustentável no bioma. No encerramento, em setembro, a discussão inclui lições aprendidas, recomendações e próximos passos para o Brasil no âmbito do Acordo de Paris. Também serão feitas recomendações concretas para os negociadores brasileiros na COP-26.

Inscrições em : https://infolive.digital/cop-26

.

Valor Econômico

Valor

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!