Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

valor

Mercados de carbono e CoP 26 serão discutidos em webinar do Valor e Coalizão Brasil



A série começa nesta segunda, às 15h, com debate que será transmitido pelo site e canais digitais do Valor Caroline Prolo, da área de direito ambiental e de mudanças climáticas do Stocche Forbes Advogados

Divulgação

Passada a Cúpula dos Líderes Climáticos, convocada pelo presidente americano Joe Biden, aumenta a expectativa em relação à próxima rodada de negociações climáticas das Nações Unidas, a CoP 26, no início de novembro, em Glasgow.

No evento, presidido pelo Reino Unido, os países têm que fechar o Livro de Regras do Acordo de Paris. Só assim o grande acordo internacional sobre clima, negociado em 2015, começará a funcionar.

Neste momento, há mais perguntas em aberto do que respostas em relação ao artigo 6 do Acordo de Paris, que trata dos mercados de carbono. “Por que há tanto interesse nesta reunião, tanto apetite do setor privado nas negociações de clima?”, pergunta a advogada Caroline Prolo, sócia da área de direito ambiental e de mudanças climáticas do Stocche Forbes Advogados.

Especialista no tema, Caroline é uma das palestrantes do primeiro de uma série de seis webinars promovidos pelo Valor e pela Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura sobre os pontos centrais da agenda ambiental em ano decisivo para o planeta e com vários eventos internacionais sobre clima e o desenho da nova economia.

“Da Cúpula do Clima à CoP 26: O que está em Jogo?” terá também a participação de Gonzalo Munõz, campeão de ação climática de alto nível da COP-25 e Izabella Teixeira, ex-ministra do Meio Ambiente e copresidente do Painel Internacional de Recursos Naturais da ONU (IRP/Unep).

Andre Guimarães, diretor-executivo do Ipam e membro da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, será o moderador do evento

Divulgação

A moderação estará a cargo de André Guimarães, diretor-executivo do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e membro da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura e de Daniela Chiaretti, repórter especial de ambiente do Valor .

Caroline Prolo falará também sobre as negociações preparatórias à CoP 26 e o que pode significar um mercado regulado de carbono depois do acordo em torno do artigo 6. Também dará o contexto do mercado voluntário de carbono que hoje existe e a inserção de créditos de carbono florestais.

O tema é fundamental e o Brasil é peça-chave: quinto maior emissor de gases de efeito estufa do mundo, hoje sob escrutínio pelo crescente desmatamento da Amazônia.

A Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura é um movimento composto por entidades que lideram o agronegócio no Brasil, organizações civis da área de meio ambiente e clima, representantes do meio acadêmico, associações setoriais e companhias líderes nas áreas de madeira, cosméticos, siderurgia, papel e celulose, entre outras. Seu objetivo é tratar da mudança climática sob a ótica de uma economia baseada na baixa emissão de gases de efeito-estufa.

A série começa nesta segunda-feira, 26, às 15 horas, com debate que será transmitido pelo site e canais digitais do Valor. O objetivo é ampliar o conhecimento sobre o Acordo de Paris, identificando riscos e oportunidades que a mudança climática traz para o uso da terra no Brasil.

Em maio, o webinar tratará das principais mensagens da ciência sobre o tema. De junho a setembro, quatro outros eventos discutirão os novos parâmetros para a produção agropecuária e os investimentos no uso da terra do Brasil, produção e conservação no Cerrado, as oportunidades para a conservação e a produção sustentável na Amazônia e recomendações concretas para os negociadores brasileiros na COP-26.

Para participar é preciso fazer a inscrição no site:

https://infolive.digital/cop-26

Valor Econômico

Valor

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!