NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
COPA CIDADE DE MANAUS 2024

Olympia Dukakis, vencedora do Oscar por "Feitiço da Lua", morre aos 89 anos

Por Portal Nosso Show/Redação em 01/05/2021 às 21:04:23

A veterana atriz de teatro e cinema morreu em sua casa em Nova York Olympia Dukakis, a veterana atriz de teatro e cinema cujo talento para papéis maternos a levou a ganhar um Oscar como a mãe de Cher na comédia romântica "Feitiço da Lua", morreu aos 89 anos.

Allison Levy, sua agente na Innovative Artists, disse neste sábado que Dukakis morreu pela manhã em sua casa em Nova York. A causa da morte não foi divulgada.

Dukakis ganhou o Oscar após uma série de circunstâncias surpreendentes, começando com a recomendação da autora Nora Ephron de que ela interpretasse a mãe de Meryl Streep na adaptação cinematográfica do livro de Ephron, "A Difícil Arte de Amar". Dukakis conseguiu o papel, mas suas cenas foram cortadas do filme.

Para compensá-la, o diretor Mike Nichols a escalou para sua peça de sucesso "Social Security". O diretor Norman Jewison a viu nesse papel e a contratou para "Feitiço da Lua". Dukakis recebeu o Oscar de melhor atriz coadjuvante e Cher ganhou o troféu de melhor atriz. Ela se referiu à sua vitória em 1988 como "o ano dos Dukakis", porque foi também o ano em que o governador de Massachusetts, Michael Dukakis, seu primo, foi o candidato presidencial do Partido Democrata.

Nesta foto de 24 de janeiro de 1988, Olympia Dukakis e Cher posam após ganhar o Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante e melhor atriz, respectivamente, por "Feitiço da Lua", em Los Angeles, Califórnia

Reed Saxon/AP Photo

Na cerimônia, ela ergueu sua estatueta e gritou: "Ok, Michael, vamos embora!" Dukakis desejava ser atriz desde muito jovem e esperava estudar teatro na universidade. Seus pais, imigrantes gregos, insistiram que ela estudasse algo mais prático, então ela frequentou a fisioterapia na Universidade de Boston com uma bolsa da National Foundation for Infantile Paralysis. Depois de obter seu diploma de bacharel, ela trabalhou em um hospital em Marmet, West Virginia, e no Hospital para Doenças Transmissíveis em Boston.

Mas a atração pelo teatro acabou levando-a a estudar arte dramática na Universidade de Boston. Foi uma mudança chocante, disse ela a um entrevistador em 1988, contando que passou do mundo tranquilo da ciência para um em que os alunos gritavam rotineiramente com os professores. "Eu pensei que eles eram todos loucos", disse ele. "Foi maravilhoso".

No entanto, sua primeira apresentação foi um desastre: ela ficou sem palavras, congelada no palco. Depois que um professor a ajudou a superar seu medo do palco, ela começou a trabalhar nos sets de verão. Em 1960, ela fez sua estreia fora da Broadway, e dois anos depois ela teve um pequeno papel. Após três anos em um teatro regional de Boston, Dukakis mudou-se para Nova York e se casou com o ator Louis Zorich.

Durante os primeiros anos de casamento, os empregos de ator eram raros e Dukakis trabalhava como garçonete, entre outros ofícios. Ela e Zorich tiveram três filhos: Christina, Peter e Stefan. Eles decidiram que era muito difícil criar filhos em Nova York com uma renda limitada e se mudaram para uma casa centenária em Montclair, Nova Jersey, um subúrbio de Nova York.

Sua vitória no Oscar levou a papéis mais maternos no cinema. Mas o teatro foi seu primeiro amor. "Minha ambição não era ganhar o Oscar", comentou após sua vitória. Ela atuou em peças como “Mãe Coragem e os Seus Filhos” de Bertolt Brecht, “Longa Jornada Noite Adentro” de Eugene O'Neill e “A Rosa Tatuada” de Tennessee Williams. Por duas décadas ela dirigiu a Whole Theatre Company em Montclair, Nova Jersey, que se especializou em dramas clássicos.

Enquanto sua paixão estava no palco, um diálogo de sua personagem Rose em "Feitiço da Lua" parece apropriado: "Eu só quero que você saiba que não importa o que você faça, você vai morrer, assim como todo mundo."

Fonte: Valor Econômico

Tags:   Valor
Comunicar erro
GOVERNO DO AMAZONAS

Comentários

ANUNCIE AQUI