NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
COPA CIDADE DE MANAUS 2024

A pandemia também permite aprendizado

Por Portal Nosso Show/Redação em 03/06/2021 às 07:07:11

Dentro do possível, o colunista Renato Bernhoft fala da oportunidade de fazer uma revisão da forma como encaramos nossos papéis e o quanto necessitamos rever nosso projeto de vida Um dos aspectos que merece bastante atenção é o isolamento, com todas suas implicações, tanto na estrutura individual, familiar, profissional e coletiva, segundo colunista

A pandemia segue seu rumo sem fazer qualquer distinção de raça, país, status social, idioma, e até já se pode notar os impactos emocionais que ela provoca. Segundo as últimas pesquisas os mais afetados têm sido negros e pobres. Mas um dos aspectos que merece bastante atenção é o isolamento, com todas suas implicações, tanto na estrutura individual, familiar, profissional e coletiva. Vale sempre registrar algo que já tratamos em crônica anterior, que a possibilidade de um isolamento completo é um privilégio para poucos diante da nossa realidade social. Vale ainda o registro que a pandemia escancarou esses contrastes sócioeconômicos da nossa população.

Pandemia reforça necessidade de revisões permanentes na carreira

Criar, no ambiente doméstico, condições para aliar trabalho, convívio familiar, respeito à individualidade e isolamento, está sendo possível apenas para um reduzido número de brasileiros que já possuía uma confortável situação financeira e social. As pesquisas mais recentes vêm demonstrando as tremendas dificuldades que muitos profissionais, e familiares, têm apresentado diante desse novo panorama.

O aumento da violência doméstica, das separações conjugais, dos feminicídios, do stress emocional e até de assédio moral e sexual, demonstram o quanto estávamos despreparados para uma circunstância dessa natureza. Até mesmo entre os privilegiados tem sido relativamente pequeno o agrupamento que conseguiu entender, ou até mesmo valorizar o isolamento, como uma oportunidade de reflexão, aprendizado e autodesenvolvimento.

E como contribuição a esse processo, que tem caráter eminentemente individual, transcrevo abaixo as conclusões de um estudo dos psicólogos Wendi Gardner e Marilyn Brewer, com base na pergunta: “Quem é você?”, publicadas no livro “Solidão – A natureza humana e a necessidade de vínculo social”, de John T. Cacioppo e William Patrick (Ed. Record).

Segundo eles, a descrição pessoal pode ser categorizada em três grupos básicos:

Um eu pessoal, ou íntimo. Refere-se ao “você” de suas características individuais, sem referência a mais ninguém. Inclui altura, peso, inteligência, aptidão atlética ou musical, gosto por música, literatura e outras preferências pessoais.

Um eu social ou relacional. É quem você é em relação às pessoas mais próximas – cônjuge, filhos, amigos e vizinhos. Quando você se apresenta como “marido de” ou “pai de”. Ou seja, é a parte de você que não existiria sem uma outra pessoa na sua vida.

Um eu coletivo. Esse é o você como membro de certo grupo étnico, tem uma certa identidade nacional, pertence a certas associações profissionais ou de qualquer outra ordem. Similar ao eu relacional, essa parte não existiria sem outras pessoas. O que os distingue é que essas são identidades sociais mais amplas, ligadas a grupos sociais maiores.

Segundo os psicólogos essas três dimensões permitem uma autoanálise sobre as formas como nos relacionamos na sociedade.

Vale ainda mais um registro, com um olhar de observação sobre o momento que estamos vivenciando, uma análise de Eugênio Bucci e Mário Dallari Bucci, publicada recentemente no jornal “O Estado de São Paulo”, sob o título “BBB a escola da TV brasileira”, em que afirmam:

“Assistir ao BBB foi um aprendizado insubstituível. No circo dos atores confinados, que performam durante as 24 horas do dia para saciar a volúpia do olhar da massa, revela-se um laboratório rico em lições preciosas, não sobre o entretenimento vulgar, mas sobre a política e a forma como as massas gostam de lidar com seus astros.”

E para concluir este conjunto de observações e comentários, fica o convite e provocação para que, na medida do possível para você leitor, aproveite o isolamento para uma revisão da forma como encara os seus papéis e o quanto necessita rever o seu projeto de vida. Bom trabalho.

Como lidar com a perda do sobrenome corporativo

Fonte: Valor Econômico

Tags:   Valor
Comunicar erro
GOVERNO DO AMAZONAS

Comentários

ANUNCIE AQUI