NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
COPA CIDADE DE MANAUS 2024

Cidades paulistas fazem lockdown para conter covid-19

Por Portal Nosso Show/Redação em 05/06/2021 às 18:02:55
Com falta de leitos, cidade de Amparo, por exemplo, iniciou ontem lockdown por dois fins de semana Com o aumento dos casos e internações por covid-19, algumas cidades do interior paulista iniciaram medidas mais restritivas para enfrentar a pandemia. A cidade de Amparo, por exemplo, iniciou ontem um lockdown por dois fins de semana. A cidade, que já havia adotado a volta à fase emergencial do Plano São Paulo no dia 1º de junho, decidiu limitar ainda mais o funcionamento dos serviços essenciais, fechar mercados e até postos de gasolina.

Com isso, até domingo (6), os mercados só poderão funcionar por meio de delivery. Farmácias, serviços funerários e hospitalares e de pronto atendimento médico vão continuar em funcionamento. Quem estiver na rua e não for cadastrado como trabalhador de setores essenciais estará sujeito a multa de R$ 500.

Nesses dias de lockdown, o transporte coletivo não vai funcionar na cidade. Indústrias consideradas essenciais só poderão operar com 50% da força de trabalho, desde que os trabalhadores estejam testados e negativados para covid-19. No sábado e domingo, postos de combustível também estão impedidos de funcionar. Barreiras sanitárias serão montadas na cidade para fiscalizar o cumprimento das medidas.

Já entre segunda-feira (7) e quinta-feira (10), a cidade volta para a fase emergencial, quando somente serviços considerados essenciais podem funcionar. E, de sexta-feira (11) a domingo (13), a cidade volta ao lockdown, no mesmo modelo que está funcionando neste final de semana.

A medida foi tomada após a cidade registrar falta de leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) e de enfermaria no último dia 30 de maio. Segundo a prefeitura da cidade, só no mês de maio, 46 pessoas morreram em Amparo por covid-19 — o maior índice desde o início da pandemia.

Tuiuti

Outra cidade paulista a adotar o lockdown foi Tuiuti. O lockdown teve início na quinta-feira (3) e segue até domingo (6) e, depois, volta a acontecer também no próximo fim de semana, entre os dias 11 e 13 de junho. Segundo a prefeitura, a medida foi necessária porque a cidade enfrenta atualmente o seu pior momento na pandemia do novo coronavírus.

Durante o lockdown, todos os estabelecimentos serão fechados, com exceção das farmácias, serviços funerários, ambulância e postos de saúde ou hospitalares. Já os postos de gasolina vão funcionar excepcionalmente nos dias 4 e 11 de junho.

Assim como em Amparo, a cidade de Tuiuti vai voltar à fase emergencial entre os dias 7 e 10 de junho, quando somente serviços essenciais poderão funcionar, entre eles, mercados.

Monte Azul Paulista

A cidade que entrou em lockdown nessa semana. Por lá, o lockdown começou ontem (3) e vale até o início da manhã de segunda-feira (7).

Com o decreto, quem estiver na rua vai precisar apresentar documento, comprovante de residência e também um comprovante de que saiu de casa para comprar medicamentos, procurar atendimento em uma unidade de saúde ou para trabalhar em atividade essencial. O transporte coletivo será suspenso nesse período. Supermercados também estarão fechados.

Também esta semana, por causa do feriado de Corpus Christi, diversas outras cidades do Estado decretaram lockdown. Algumas delas, de forma conjunta, após reunião entre os prefeitos. Entre elas estão Arco-Íris, Bastos, Herculândia, Iacri, Queiroz, Parapuã, Rinópolis e Tupã. Nessas cidades, o lockdown começou na quinta-feira (3) e vale até domingo (6). Somente farmácias, postos de combustível (somente para abastecimento) e serviços de saúde poderão funcionar. Restaurantes e supermercados somente por delivery.

Fonte: Valor Econômico

Tags:   Valor
Comunicar erro
GOVERNO DO AMAZONAS

Comentários

ANUNCIE AQUI