NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
COPA CIDADE DE MANAUS 2024

Governo do Estado inicia planejamento dos reassentamentos do Prosamin+

Por Rodrigo Sousa em 26/07/2021 às 19:03:32
FOTOS: Tiago Corrêa / UGPE

FOTOS: Tiago Corrêa / UGPE

O Governo do Estado, por intermédio das subcoordenadorias de engenharia, planejamento e social da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), iniciou, nesta segunda-feira (26/07), o planejamento dos reassentamentos do Programa Social e Ambiental de Manaus e do Interior (Prosamin+), lançado pelo governador Wilson Lima, que contemplará bairros nas zonas sul e leste.

O planejamento dos reassentamentos é uma fase que identifica as áreas de intervenção do programa que são mais propícias a iniciar as ações de reassentamento, para que se possa executar a obra no menor tempo possível, é o que explica o Subcoordenador de Planejamento, Controle e Gestão da UGPE, Leonardo Barbosa.

"O planejamento é sempre feito de forma a liberar a maior frente de obras possível, no menor tempo e consumindo o mínimo de recursos para as ações terem um maior impacto desde o início", comenta o subcoordenador.

Intervenção - O Prosamin+ tem a premissa de retirar todas as moradias que estão em área de risco na envoltória da intervenção. "Hoje, há moradias que estão em áreas alagadiças, mas com as intervenções de drenagem urbana, urbanismo e de desassoreamento, que serão realizadas pelo Governo do Estado, uma parte desses imóveis não vão mais ter esse problema de alagação, podendo permanecer nas localidades", ressaltou o coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil, Marcellus Campêlo.

Conforme o coordenador, as outras moradias que estão em situação de risco, em áreas de preservação, que são no leito do igarapé, são imóveis que realmente serão retirados. Campêlo considera importante salientar que: "o Prosamin+ jamais retira um imóvel sem que a pessoa que ali reside seja atendida por uma das nossas soluções de moradia, nós não iniciamos uma obra sem antes ter certeza que a pessoa que estava ali está em uma outra moradia com condições mínimas de dignidade, seja por meio do aluguel social, de uma indenização, de uma compra assistida de imóvel ou outras soluções que a gente sempre coloca à disposição da população", enfatizou.

Reassentamento - Segundo a subcoordenadora do Social da UGPE, Viviane Dutra, do ponto de vista técnico, o plano para o início das obras é o parâmetro definidor para a prioridade no reassentamento, para que dessa maneira se defina a ordem de retirada das famílias da área de intervenção; é a forma como se pretende fazer a execução de obra.

O Prosamin+ na capital vai representar a continuidade das intervenções e requalificações iniciadas pelo Governo do Estado nas bacias do 40, Educandos e São Raimundo, deslocando o eixo das suas intervenções, pela primeira vez, para a zona leste de Manaus e, futuramente, em etapas sucessivas, na expansão do modelo de intervenção para o interior do Estado do Amazonas.

Em sua primeira fase, o Prosamin+ vai levar mais dignidade, infraestrutura, saneamento básico, urbanismo, habitação e recuperação ambiental aos bairros do Japiim, Coroado, Distrito Industrial e Armando Mendes, localizados nas zonas sul e leste.

Fonte: Redacao Secom

Comunicar erro
GOVERNO DO AMAZONAS

Comentários

ANUNCIE AQUI