NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
COPA CIDADE DE MANAUS 2024

Prioridade de atendimento aos doadores de sangue raro no Amazonas

Por Rodrigo Sousa em 26/08/2021 às 10:51:43
 Foto: Evandro Seixas

Foto: Evandro Seixas

Doadores de sangue raros poderão ter prioridade no atendimento junto a Fundação Hospitalar de Hemoterapia do Amazonas (Hemoam). A proposta consta no Projeto de Lei (PL) nÂș 383/2021, apresentado pelo presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (PV).



"Atualmente, tanto doadores convocados pelo banco de sangue quanto os doadores convencionais enfrentam a mesma fila de espera até que chegue sua vez de doar. Mas, esses doadores de sangue raro ou fenotipados são convocados para transfusões urgentes e, por isso, precisam ser prioridades no atendimento. O objetivo não é privilegiar um em contraposição a outro, mas sim garantir a vida do cidadão, porque na saúde, um minuto faz a diferença", justificou Roberto Cidade.


O parlamentar destacou que a doação serĂĄ destinada aos pacientes cujas características sanguíneas foram previamente estudadas e comparadas com os dados de doadores.


"HĂĄ dois tipos de doadores considerados especiais, objetos desta propositura, os chamados "doadores fenotipados" e os doadores de sangue 'raro". Com esse PL queremos criar condições para que o sangue raro ou específico (fenotipado) chegue o mais rĂĄpido possível ao paciente que necessita de transfusão ou que garanta estoque de reserva para possíveis emergĂȘncias durante cirurgias", pontuou Roberto Cidade.

Fonte: www.robertocidade.com.br

Comunicar erro
GOVERNO DO AMAZONAS

ComentĂĄrios

ANUNCIE AQUI