NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
IMPERIO BEUATH

Prefeitura de Manaus realiza Campanha de Multivacinação

Por Rodrigo Sousa em 04/10/2021 às 11:29:04
Fotos - Altemar Alcântara / Arquivo Semcom

Fotos - Altemar Alcântara / Arquivo Semcom

A Prefeitura de Manaus abre oficialmente nesta segunda-feira, 4/10, na Unidade B√°sica de Saúde (UBS) Dr. Luiz Montenegro, no bairro Nossa Senhora das Graças, na zona Centro-Sul, a Campanha Nacional de Multivacinação 2021. Com coordenação local da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a campanha segue até o próximo dia 30, em todas as salas de vacinação da rede municipal, com o objetivo de promover a atualização vacinal dos públicos de todas as idades e melhorar a cobertura das vacinas que constam no Calend√°rio Nacional de Vacinação. A iniciativa visa o controle, eliminação e erradicação de doenças imunopreveníveis.

A secret√°ria titular da Semsa, Sh√°dia Fraxe, ressalta que essa atualização acontece todos os anos como reforço para redução dos casos de doenças que podem ser prevenidas com a imunização.

"Muitas doenças podem ser evitadas com as vacinas, razão pela qual são nossos recursos mais eficazes para diminuir a incid√™ncia das doenças imunopreveníveis. Na Semsa, temos todas as vacinas indicadas para todos os públicos e idades, em todas as salas da rede. Orientamos os pais e respons√°veis que levem as crianças aos nossos locais, juntamente com o cartão de vacinação. Eles serão analisados por nossos técnicos e, se for necess√°rio, ser√° atualizado na hora", explica Sh√°dia.

O público-alvo são crianças, desde as recém-nascidas, até os adolescentes de 14 anos, 11 meses e 29 dias não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos. Adultos que estejam com o cartão de vacinas em atraso também poderão receber as vacinas. Por se tratar de atualização, não h√° estimativa do quantitativo de pessoas que poderão ser vacinadas.

Além de disponibilizar doses de todos os imunizantes que constam no calend√°rio vacinal brasileiro, as unidades da Semsa, por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF), também farão, no período da campanha, a avaliação no território de todas as pessoas pertencentes ao público-alvo. A equipe do Programa Saúde na Escola (PSE) ficar√° respons√°vel por realizar esse monitoramento nas escolas.

Vacinas disponíveis

A campanha de multivacinação vai oferecer, para crianças até 6 anos, 11 meses e 29 dias, as vacinas BCG, Hepatite B, Pentavalente, Poliomielite (VOP e VIP), Rotavírus, Pneumocócica 10V, Meningocócica C, Febre Amarela, Tríplice Viral, Tetra Viral, Hepatite A, DTP, Varicela e Influenza.

Para as crianças de 7 anos a 14 anos, estarão disponíveis as vacinas Hepatite B, DT, Febre Amarela, Tríplice Viral, Meningocócica ACWY (11 e 12 anos), HPV Quadrivalente (para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, dTpa (para gestantes) e Influenza.

No caso dos adultos, as vacinas que poderão ser atualizadas são Hepatite B, Difteria e Tétano, Febre Amarela, Sarampo, Caxumba e Rubéola.

A lista com os endereços das salas de vacina da rede municipal pode ser consultada no link https://bit.ly/3uN0z4t.

Fonte: Prefeitura de Manaus

Comunicar erro
GOVERNO DO AMAZONAS

Coment√°rios

 Family Clinic
GOVERNO DO AMAZONAS VACINA