NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
upe fest

Prefeitura de Manaus emite alerta às unidades de sa√ļde sobre a variante √"micron

Por Rodrigo Sousa em 03/12/2021 às 12:48:15
Foto: barcelosnanet.com.br/ Reprodução

Foto: barcelosnanet.com.br/ Reprodução

O Centro de Informa√ß√Ķes Estratégicas de Vigil√Ęncia em Saúde (Cievs), da Prefeitura de Manaus, emitiu nesta quinta-feira, 2/12, alerta às unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com orienta√ß√Ķes sobre procedimentos em raz√£o da circula√ß√£o da variante Ômicron, classificada como Variante da Preocupa√ß√£o (VOC), pela Organiza√ß√£o Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, até o momento, foram confirmados tr√™s casos no estado de S√£o Paulo, regi√£o Sudeste do país, que seguem em isolamento, sendo monitorados pelo Cievs paulista.

A titular da Semsa, Sh√°dia Fraxe, explica que o objetivo do alerta é realizar a divulga√ß√£o de situa√ß√Ķes com potencial emerg√™ncia em saúde pública, no atual cen√°rio epidemiológico da Covid-19. "Nossa equipe técnica est√° atenta e j√° elencou as principais medidas a serem observadas para que possamos manter a guarda, protegendo nossos usu√°rios, conforme orienta√ß√£o do prefeito David Almeida. Temos a vacina e precisamos que toda a popula√ß√£o continue adotando os cuidados individuais como o uso de m√°scara, higieniza√ß√£o das m√£os e distanciamento social", indica.

De acordo com o alerta, as unidades de saúde do município devem intensificar a√ß√Ķes que colaborem para o aumento da cobertura vacinal; realizar busca ativa di√°ria de pessoas suspeitas de estarem com Covid-19; notificar os indivíduos suspeitos que se enquadrem na defini√ß√£o de caso, adotando as recomenda√ß√Ķes de manejo de casos e contatos conforme o Guia de Vigil√Ęncia Epidemiológica do Ministério da Saúde; e enviar imediatamente uma cópia da notifica√ß√£o ao Cievs Manaus.

Além disso, orienta que seja refor√ßada, junto aos servidores das unidades e usu√°rios, a manuten√ß√£o das medidas de preven√ß√£o n√£o farmacológicas como uso regular de m√°scaras, etiqueta respiratória, distanciamento social, higieniza√ß√£o das m√£os com √°lcool em gel ou √°gua e sab√£o e evitar locais fechados com aglomera√ß√£o de pessoas.

Informa√ß√Ķes

O documento do Cievs Manaus destaca o que h√°, até agora, de conhecimento científico sobre a nova variante. Quanto à gravidade, ainda n√£o est√° claro se a infec√ß√£o por Ômicron causa doen√ßa mais grave em compara√ß√£o com infec√ß√Ķes com outras variantes. Dados preliminares sugerem que h√° taxas crescentes de hospitaliza√ß√£o na √Āfrica do Sul, onde o índice de cobertura vacinal é muito baixo, mas isso pode ser devido ao aumento do número geral de pessoas que est√£o se infectando e n√£o devido a uma infec√ß√£o específica pela variante. Atualmente, n√£o h√° informa√ß√Ķes que os sintomas associados a Ômicron sejam diferentes daqueles de outras variantes.

No que se refere à transmissibilidade, os registros apontam que o número de pessoas com teste positivo aumentou em √°reas da √Āfrica do Sul afetadas por esta variante, mas estudos epidemiológicos est√£o em andamento para entender se é por causa da Ômicron ou outros fatores.

Evid√™ncias preliminares sugerem que pode haver um risco aumentado de reinfec√ß√£o com Ômicron em compara√ß√£o com outras variantes preocupantes. O alerta aponta, ainda, que estudos técnicos est√£o sendo realizados para entender o impacto potencial dessa variante nas medidas existentes, incluindo vacinas. As vacinas atuais permanecem eficazes contra doen√ßas graves e morte.

Fonte: Prefeitura de Manaus

Comunicar erro

Coment√°rios

Programa arrasou