NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
COPA CIDADE DE MANAUS 2024

Terraplanagem no ramal do Pau-Rosa é finalizada e trecho começa a receber pavimentação

nesta sexta-feira, 14/1

Por Rodrigo Sousa em 12/01/2022 às 13:15:10
Fotos - Osmar Neto / Seminf

Fotos - Osmar Neto / Seminf

O ramal do Pau-Rosa, no Km 21, rodovia BR-174 (Manaus-Boa Vista), receberá nesta sexta-feira, 14/1, pavimentação asfáltica da Prefeitura de Manaus. A terraplanagem, em um trecho de 150 metros, foi finalizada nesta terça-feira, 11. O prefeito em exercício e secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta, esteve no local e assegurou aos moradores a chegada das máquinas e prosseguimento dos trabalhos.

"A pavimentação será a cereja do bolo. A maior queixa da comunidade, o escoamento dos produtos agrícolas, será facilitado com a conclusão dos trabalhos. A Prefeitura de Manaus, sob a gestão do prefeito David Almeida, agora dá a devida atenção às zonas rurais. Entendemos que a agricultura é, muitas das vezes, a única forma de garantia de renda dessas famílias e, para isso, elas precisam escoar seus produtos. Vamos melhorar a trafegabilidade nesse ramal", assegurou Rotta.

A agricultora Cilene Santos, 55 anos, que trabalha com extração de açaí, disse que o maior problema sempre foi o transporte dos produtos. "A nossa acessibilidade aqui é muito deficiente. Apesar de o assentamento na área ser de responsabilidade dos governos estadual e federal, somente a prefeitura tem realizado esses trabalhos de pavimentação aqui", ressaltou.

"Mas entendemos que, nesse período chuvoso, os ramais ficaram acabados. Tínhamos um problema crônico que alagava. Durante essa última cheia histórica de 2021, foi bem complicado de lidar, mas a prefeitura veio e levantou o piso. O prefeito em exercício agora está prometendo que na sexta-feira as máquinas vêm fazer o asfalto. Isso já vai melhorar muito a nossa vida", complementou a agricultora.

Com a etapa da terraplanagem finalizada, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), vai realizar o asfaltamento de 150 metros de extensão da estrada em 10 metros de largura. Esse trabalho ocorre após a reforma na ponte e, devido aos alagamentos na área, as equipes tiveram de nivelar o piso, levantando-o em dois metros.

"Ainda temos muito trabalho pela frente, pois há muitos trechos complicados, sobretudo nas baixadas, onde a água empoça e causa buracos na via. Estamos hoje, aqui, celebrando pequenas e árduas vitórias e reconhecendo a necessidade de estudos técnicos dos nossos engenheiros. Nosso compromisso com a população está firmado e o trabalho por aqui segue de forma célere", garantiu o prefeito em exercício.

Por se tratar de uma via importante, Rotta defendeu que a manutenção da área seja feita periodicamente, a partir de uma parceria mais "extensa" e "produtiva" com a participação de outros entes, que não só a prefeitura, como os governos do Estado e federal.

"Eu devo procurar esta semana o superintende do Incra [Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária], para tentar essa parceria com o governo federal, porque sozinho está muito complicado para a prefeitura cuidar dos ramais em torno da cidade, principalmente aqueles de competência do Estado e do governo federal", salientou Rotta.

Em dezembro de 2021, a Seminf intensificou os serviços de infraestrutura para a recuperação e manutenção de trechos que estavam intrafegáveis no ramal do Pau-Rosa.

Na época, as equipes, compostas por 20 homens, dos distritos de obras dos bairros Alvorada, Compensa, Santa Etelvina, Cidade Nova e Cidade de Deus, trabalharam nos fins de semana em regime de mutirão, com a utilização de retroescavadeiras, rolos compactadores e caçambas. No ramal, já foram aplicadas 600 toneladas de massa asfáltica.



Fotos - Osmar Neto / Seminf


Fonte: Prefeitura de Manaus

Comunicar erro
GOVERNO DO AMAZONAS

Comentários

ANUNCIE AQUI