NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
COPA CIDADE DE MANAUS 2024

Prefeitura de Manaus promove palestra aos alunos da EJA com atleta amazonense que é destaque nos EUA

Por Rodrigo Sousa em 02/03/2022 às 11:10:33
Fotos - Ricardo Ramos / Semed

Fotos - Ricardo Ramos / Semed

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta sexta-feira, 25/2,uma palestra motivacional com o professor e atleta faixa preta de jiu-jítsu, Rodrigo Pinheiro, para os alunos do Centro Municipal da Educação de Jovens e Adultos (Cemeja) Samuel Benchimol, no bairro São José 2, zona Leste da cidade.

Há 22 anos atuando na modalidade, o professor Rodrigo Pinheiro, iniciou sua trajetória em uma academia no bairro Japiim, zona Sul. Morando atualmente nos Estados Unidos, no Texas, o amazonense possui quatro academias, com aproximadamente mil alunos, na faixa etária de 4 a 70 anos de idade. Para ele, que estudou em escola pública, sempre é uma satisfação participar de eventos, que possam compartilhar um pouco de sua vitória na vida e no esporte.

"Acho que a mensagem maior é de acreditar nos sonhos e que tudo é possível. O esporte antes de formar campeões, forma também pessoas do bem e cidadãos. Acho que a mensagem é exatamente essa, onde a educação é o caminho, e uma das maiores ferramentas de introdução social é o esporte. Acho que sou uma prova viva disso. Hoje consigo viver coisas que eu nunca imaginava, através do esporte, mas enfatizo sempre que é possível", comentou.

A gerente de Educação de Jovens e Adultos (Geja) da Semed, Alina Bindá, acompanhou a palestra com o lutador amazonense de jiu-jítsu. Para a educadora, sempre é bom os alunos terem exemplos de pessoas que conseguiram vencer na vida, superando as dificuldades.

"A palestra do Rodrigo Pinheiro foi de extrema importância para nós, principalmente para esse público de jovens e adultos, porque a Prefeitura de Manaus, por meio da Semed, vai em busca do resgate e acima de tudo, de garantir a todas essas pessoas o direito à educação. Nós fizemos um alinhamento na questão da educação empreendedora, onde o Rodrigo expôs a sua superação, através da luta por uma vida melhor, e nossos alunos ficaram muito motivados", disse.

O diretor do Cemeja Samuel Benchimol, Adauto Pantoja, ficou satisfeito com a presença do lutador amazonense. "Serve de grande exemplo para toda sociedade escolar, principalmente para os nossos alunos. O exemplo que ele passou foi muito grande. Venceu na vida, através do esporte. Passou por várias dificuldades nos seus estudos, mas está mostrando que a educação salva, bem como o esporte. A importância do exemplo dele foi de grande valia, porque temos alguns alunos que gostam de praticar esporte", completou.

Representatividade

O aluno da 5ª etapa da EJA, Diego Oliveira, 18 anos, gostou muito do relato do faixa preta de jiu-jítsu, pois se identifica um pouco com a história do atleta. "A palestra foi muito interessante. Eu tenho uma história com a luta, muito curta, não cheguei a lutar direito, mas eu tenho uma paixão imensa pelo esporte, que é o jiu-jítsu. Essa palestra me incentivou a voltar e fazer o que sempre gostei. Para mim, a luta sempre me ajudava, como tirar o estresse e problemas da minha cabeça. A história que contou sobre ele é quase parecida com a minha", finalizou.

Fonte: Prefeitura de Manaus

Comunicar erro
GOVERNO DO AMAZONAS

Comentários

ANUNCIE AQUI