NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
IMPERIO BEUATH

Vacina contra a Covid-19 estará disponível em 88 locais

Por Rodrigo Sousa em 01/08/2022 às 08:19:28
Fotos - Henrique Souza / Semsa

Fotos - Henrique Souza / Semsa

A Prefeitura de Manaus segue com a vacinação contra a Covid-19 e oferece, ao longo desta semana, 88 pontos de atendimento ao público distribuídos em todas as zonas geogr√°ficas da capital. De segunda, 1¬ļ/8, a sexta-feira, dia 5, a vacina estar√° disponível em 86 unidades de saúde da rede pública e em dois pontos estratégicos de grande fluxo - o Studio 5 Centro de Convenções, zona Sul, e o shopping Phelippe Daou, zona Norte. Dessas, 46 unidades atenderão crianças a partir de 3 anos de idade.

O titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Djalma Coelho, destacou que a prefeitura continua ampliando o número de unidades de saúde com a oferta da vacina contra a Covid-19 com o objetivo de aumentar a quantidade de pessoas com o esquema vacinal completo na capital.

"Estamos em todas as regiões da cidade para que a vacina esteja o mais perto possível do cidadão. No entanto, ainda observamos um número expressivo de pessoas em atraso, principalmente com as doses de reforço", ressalta Djalma.

O secret√°rio alerta ainda sobre a import√Ęncia da atualização vacinal para a manutenção dos níveis de imunidade contra a doença, e convoca crianças, adolescentes, adultos e idosos a buscar os postos de vacinação o mais r√°pido possível. "Não temos falta de vacina e o acesso é amplo, inclusive com atendimento noturno. O que falta mesmo é maior engajamento da população", observa.

O maior grupo de pessoas em atraso é a das que completaram o esquema vacinal prim√°rio (duas doses) e não retornaram aos postos para receber a terceira dose (primeira dose de reforço). Estão nesta condição mais de 600 mil pessoas.

Além disso, chama a atenção da Secretaria, segundo Djalma Coelho, o número de crianças de 5 a 11 anos com apenas uma dose do imunizante. Dados atualizados na última sexta-feira mostram que do público estimado de 260,7 mil crianças nessa faixa et√°ria, pouco mais da metade (142,6 mil) tomou a primeira dose da vacina e dessas, também pouco mais da metade (73,5 mil) completou o esquema de duas doses.

"Peço que os adultos que j√° podem receber as doses de reforço completem seu esquema e que os pais se preocupem com a proteção de seus filhos e levem os adolescentes e as crianças para concluir a vacinação", frisa o secret√°rio.

Crianças de 3 a 11 anos estão liberadas, até o momento, para receber apenas duas doses de vacina contra a Covid-19, sendo que as de 3 e 4 anos podem receber apenas CoronaVac e as de 5 em diante, tanto a CoronaVac quanto a Pfizer pedi√°trica. Os adolescentes de 12 a 17 anos devem receber tr√™s doses de vacina e todas as pessoas com 18 anos ou mais, quatro doses, com intervalo mínimo de quatro meses.

Estratégia

As unidades de saúde irão operar com hor√°rio diferenciado. Dezoito unidades de pequeno porte estarão vacinando das 8h às 16h; 58 unidades de hor√°rio regular atenderão das 8h às 17h; e 10 unidades de hor√°rio estendido, irão receber o público das 8h às 20h. J√° os dois pontos estratégicos ficarão abertos das 9h às 16h.

Em todos os locais de atendimento haver√° primeira, segunda, terceira e quarta dose, para atender as pessoas que não iniciaram ou que estão aptas a avançar no esquema vacinal.

A relação completa dos locais de vacinação contra a Covid-19 abertos ao longo da semana podem ser consultados no site da Semsa por meio do link bit.ly/localvacinacovid19 e nos perfis da secretaria nas redes sociais (@semsamanaus, no Instagram e Semsa Manaus, no Facebook).

Para ter acesso à vacina o usu√°rio deve apresentar documento de identidade, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) e a carteira de vacinação.

Quem tiver dúvidas sobre o cumprimento do intervalo necess√°rio entre doses, pode consultar, além da carteira de vacinação, a plataforma Imuniza Manaus (imuniza.manaus.am.gov.br), onde o poder√° conferir, na opção "Consultar Minhas Doses", as datas em que se vacinou.



Fotos - Henrique Souza / Semsa


Fonte: Prefeitura de Manaus

Comunicar erro
GOVERNO DO AMAZONAS

Coment√°rios

 Family Clinic
GOVERNO DO AMAZONAS VACINA