NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
upe fest

Prefeitura de Manaus realiza ação em alusão ao Dia Internacional da Pessoa Idosa

Por Will Oliveira em 21/09/2022 às 12:39:23
Foto SEMCOM

Foto SEMCOM

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas (FDT), realizará um evento em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, no dia 4/10, das 8h às 12h, nas dependências do Parque Municipal do Idoso (PMI), localizado na rua Rio Mar, nº 1.324, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul. Tendo como tema principal a importância do conhecimento sobre a longevidade, o evento será aberto ao público e contará com atendimentos social, de saúde e cidadania para a pessoa idosa, além de outras atividades.

O evento disponibilizará para a população atendimentos como aferição de pressão, bioimpedância e brindes pelo Laboratório Sabin, cadastro e renovação de credencial de trânsito com o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), jogos de memória, dinâmicas e exercícios cognitivos com o Grupo Supera e música com apresentações do Grupo Seresta Prosa e Poesia e Jorge Bartholo.

O Dia da Pessoa Idosa era comemorado antes no dia 27 de setembro, pois em 1999 a Comissão pela Educação do Senado Federal instituiu a data para gerar reflexão sobre a situação da pessoa idosa na sociedade. Porém, no dia 1º de outubro de 2003, através da aprovação da Lei n° 10.741, foi instituído o Estatuto do Idoso e, com isso, em 2006 foi criada outra lei para transferir a comemoração do Dia da Pessoa Idosa para 1º de outubro.

A idealização do evento surgiu a partir da necessidade de transmitir conhecimento sobre a longevidade humana. Atualmente, considera-se que o tempo máximo de vida do ser humano é 125 anos, com o aumento deste número, surge a necessidade de olharmos para as pessoas idosas de outra maneira, entendendo que apesar do tabu estabelecido sobre a velhice, é possível continuar com uma vida ativa, saudável e feliz na terceira idade.

A FDT vem trabalhando essas questões por meio de projetos como o Viver Bem na Terceira Idade, que busca levar as atividades oferecidas no PMI, para várias zonas da cidade, expandindo a oportunidade de qualidade de vida para a população idosa da capital.

O aposentado João Noronha, 67 anos, é frequentador do Projeto Viver Bem na Terceira Idade, no núcleo Coroado, e conta como sua vida mudou após entender a importância de cuidar da saúde. "A prática de atividades físicas no meu dia a dia me fez entender que aquela visão da pessoa idosa precisa mudar. Por muito tempo achei que pela minha idade, teria muitas limitações, mas participando do projeto vi que posso ir além do que eu achei que seriam meus limites. Sou uma pessoa saudável, cheia de energia e muito feliz. Pessoas idosas merecem respeito, e podemos começar entendendo isso", disse.

É através de políticas públicas, que a FDT vem trabalhando para oferecer qualidade de vida e dignidade para a população idosa da capital amazonense e, por isso, além dos serviços oferecidos, o evento também tem como objetivo conscientizar as pessoas em geral acerca do preconceito sofrido pelas pessoas idosas, que muitas vezes são vistas como incapazes por conta da idade.

A diretora-presidente da FDT, Martha Moutinho, ressaltou sobre esta importância. "Quando pensamos na terceira idade, o preconceito nos leva a enxergar essas pessoas como frágeis, precisando de cuidados. De fato precisam, mas é necessário entender que as limitações de uma pessoa idosa não a impedem de viver uma vida digna, e de continuar exercendo sua individualidade", disse Martha.

Fonte: SEMCOM

Comunicar erro
Copa Champions Rios

Comentários

 Family Clinic