NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
upe fest

Remoção de desinformação sobre Lula e Gleisi Hoffman, determina Ministro do TSE

Por Lucas Botelho em 27/09/2022 às 14:39:50
Foto Divulgação

Foto Divulgação

O ministro Paulo de Tarso Sanseverino, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou a remoção de postagens em redes sociais que veiculavam desinformação, usando áudios antigos e supostamente manipulados do ex-presidente e candidato Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman.

O ministro analisou uma representação apresentada pela campanha de Lula. Na ação, a defesa afirma que os perfis de rede social veiculam conteúdo envolvendo também um diálogo inexistente entre um suposto assessor e um motorista do Lula, com descontextualização e descaracterização das falas com o intuito de se fazer crer que elas ocorreram após o debate entre os candidatos à presidência da República exibido no dia 28 de agosto.

Em outro, com dizeres "bastidores pós-debate", sugere que o candidato estaria se queixando da atuação dos seus assessores durante uma mesa-redonda.

Os áudios contêm "grave descontextualização", de acordo com o ministro, e já foram verificados por diversas agências de checagem, que comprovaram tratar-se de desinformação.

"Verifica-se, com efeito, do teor dos vídeos impugnados, que foram veiculados trechos de falas aleatórias do candidato Lula e da deputada Gleisi Hoffmann, assim como diálogos retirados de situações diversas das quais foram travados – ou até aparentemente inexistentes, como no caso das falas entre o pretenso assessor e o motorista de Lula –, no intuito de criar uma narrativa artificial, a partir de supostos fatos verídicos", afirmou o ministro, na decisão.

Fonte: Portal do Generoso

Comunicar erro
Copa Champions Rios

Comentários

 Family Clinic