NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
COPA CIDADE DE MANAUS 2024

Povos dessana, tukano e baré, do Alto Rio Negro, participam da 2ª Mostra Indígena da Prefeitura de Manaus

Por Portal Nosso Show/Redação em 29/10/2022 às 09:43:16
Foto SEMCOM

Foto SEMCOM

A região multicultural do Alto Rio Negro é uma das mais ricas do planeta em diversidade étnica e tem destaque com os artistas dos povos dessana, tukano e baré, na 2ª Mostra de Arte Indígena de Manaus, realizada pela Prefeitura de Manaus, no Palácio Rio Branco, na praça Dom Pedro II, centro histórico, até o dia 31/10. O evento é organizado pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura).

A complexidade da mitologia e cosmologia dos povos residentes no Alto Rio Negro são destacados pelo presidente do Concultura, Tenório Telles, como uma das ricas contribuições desses povos para o processo civilizatório em construção no nosso Estado. "Sua cosmologia, além de fascinante, é muito rica em significados, contribuindo para uma visão diversa e cósmica da Amazônia", afirmou.

O artista visual Jaime Diakara Dessana é mestre em antropologia cultural, especialista em mitologia e cosmologia do povo dessana. "Minhas obras retratam a cosmologia repassada pelos meus avós e pais, como a grande viagem na canoa de transformação, que é o ponto central de nossa cultura, que viaja da grande maloca passando por locais sagrados como Manaus até Pari-Cachoeira, no Alto Rio Negro. Meu quadro retrata a festa da chegada com o grande jarro, jurupari, onde todos tomaram ayuasca", descreveu Diakara, homenageando Manaus, contando a história de sua ancestralidade, como um dos povos que constituem a formação social da cidade-mãe.

Comunicar erro
GOVERNO DO AMAZONAS

Comentários

ANUNCIE AQUI