NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
COPA CIDADE DE MANAUS 2024

UGPE promove treinamento sobre Sistema de Gestão Socioambiental para equipes do Prosamin+

A ação visa ao aprimoramento do uso das ferramentas que garantem padronização de procedimentos voltados para a segurança do trabalhador, nas obras

Por Portal Nosso Show/Redação em 27/01/2023 às 10:17:27
Foto Divulgação

Foto Divulgação

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas realizou, nesta última quinta-feira (26/01), treinamento para as equipes que atuam nas obras do Programa Social e Ambiental de Manaus Interior (Prosamin+). A capacitação visa o aprimoramento do uso das ferramentas do Sistema de Gestão Socioambiental (SGSA) do órgão, a fim de garantir as melhores condições de trabalho, por meio da padronização de procedimentos operacionais e de segurança.

A capacitação, que aconteceu no auditório da UGPE, contou com a participação de 64 pessoas, entre servidores do órgão e funcionários do consócio AWA, que atua na supervisão de obras. No próximo dia 31, o treinamento prossegue para os operários dos canteiros de obra.


De acordo com o coordenador da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, o Sistema de Gestão Socioambiental passou por reestruturações recentes e, com o início das obras do novo Prosamin+, a atualização constante é necessária.

"Os procedimentos do Sistema SGSA são definidos a partir da legislação e de normas voltadas para questões de segurança no trabalho, saúde, meio ambiente, entre outras questões, com a finalidade de adotar nas obras um padrão de atuação alinhado à legislação vigente no País e com as políticas do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento)", observa. O BID é o órgão financiador do Prosamin+.


O subcoordenador do setor Ambiental da UGPE, engenheiro florestal Otacílio Cardoso, ressaltou os avanços do Sistema SGSA da UGPE, que saiu de sete para 16 planos e hoje possui 69 procedimentos, sete deles recém implantados a partir do novo Prosmin+. São eles: procedimentos de reassentamentos, de desmobilização de ocupações irregulares, de controle de praga e doenças, mitigação para o acúmulo de lixo em canal fluvial e área de preservação permanente, programa de educação ambiental e sanitário e igualdade de gênero, que já vinha sendo observada na etapa anterior do programa e, agora, está sendo aprimorada.


O subcoordenador destacou a importância da participação de todos os envolvidos com as obras, nos treinamentos. "O próprio sistema preconiza que façamos o treinamento para as novas atividades. Então, é necessário que todas as áreas e disciplinas que trabalham direta ou indiretamente com a UGPE estejam alinhadas com o mesmo olhar técnico para atuar em conformidade com as normas", acrescentou.

Comunicar erro
GOVERNO DO AMAZONAS

Comentários

ANUNCIE AQUI