NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
COPA CIDADE DE MANAUS 2024

Biblioteca Pública recebe exposições, oficinas e lançamentos de livros durante a Semana do Quadrinho Nacional

Por Portal Nosso Show/Redação em 28/01/2023 às 19:04:59
Fotos - Antônio Pereira / Semcom

Fotos - Antônio Pereira / Semcom

Em alusão ao Dia do Quadrinho Nacional, comemorado no dia 30 de janeiro, a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), recebeu neste sábado, 28/1, a quinta edição da Semana do Quadrinho Nacional. A ação ocorre na Biblioteca Pública do Amazonas, localizada na área central da cidade.

"A prefeitura entende que essa ação é importante porque aguça e auxilia o desenvolvimento do hábito da leitura. Por isso, damos todo apoio para incentivar tanto os nossos artistas locais, quanto quem é consumidor dos conteúdos", disse o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira.

A programação contará com exposições, Artists" Alley com artistas locais e nacionais, lançamento de livros e revistas, oficinas, palestras e mesas de autógrafos e acontece nos 28, 29, 30 de janeiro e 4 e 5 de fevereiro.

O objetivo da ação é fomentar a leitura em jovens e adolescentes com faixa etária de 14 a 25 anos, bem como abrir espaço para artistas locais e trazer profissionais do mercado editorial brasileiro para Manaus.

"Estamos entrando com todo o apoio para esse evento para incentivar a leitura, bem como os nossos artistas locais. Aqui temos artistas tanto de Roraima, como de outros estados da nossa Amazônia. Todo reconhecimento e valorização são válidos", disse a diretora de Cultura em exercício, Andreza Janine.

Para o coordenador do evento, Evaldo Vasconcelos, em 2022 cerca de 97 pessoas que produzem quadrinhos foram mapeadas em Manaus. Ainda de acordo com ele, na esteira do sucesso do Quadrinho Brasileiro há muita demanda.

"Começamos o evento com uma feira e vimos que tinha como expandir mais. Então, começamos a fazer eventos em outras cidades, trazendo convidados. Hoje a feira cresceu não são mais seis e sim vinte artistas que divulgam o material deles e veem o que é produzido na cidade", completou.

O evento celebra artistas brasileiros, obras e é realizado desde 2019 em comemoração ao Dia do Quadrinho Nacional. Entre os lançamentos anunciados para o evento está a HQ Death Hunt, obra inédita do roteirista Stan Lee, lançada pela Social Comics, o maior aplicativo de leitura de quadrinhos digitais via streaming disponível para Web, iOS e Android.

Outro destaque do evento é o Artists" Alley, uma feira de quadrinhos autorais que este ano receberá artistas do Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e uma comitiva de artistas de Roraima.

Entre os palestrantes, um dos destaques é a quadrinista colombiana Sindy Infante, que ministrará a palestra "Cozinhando Elefantes, Processo criativo da HQ". A autora é mestre em Ilustração de Livros Infantis pela Cambridge School of Art, Inglaterra. Autora da história em quadrinhos Elefantes en el cuarto e Co Autora da HQ Recetario de sabores lejanos. Já ministrou palestras e workshops sobre ilustração, desenho e narrativa gráfica em Feiras do Livro e festivais em diferentes países como Chile, México, Noruega e Panamá.

Comunicar erro
GOVERNO DO AMAZONAS

Comentários

ANUNCIE AQUI