NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
COPA CIDADE DE MANAUS 2024

TRAGÉDIA: Terremoto causa mais de 1300 mortes na Turquia e na Síria

Por Lucas Botelho em 06/02/2023 às 09:07:35
Internet

Internet

O sul da Turquia e o norte da Síria sofreram forte terremoto com magnitude de 7,8 graus na manhã desta segunda-feira (6/2). Pelo menos 1.300 pessoas morreram, e as autoridades contam com a péssima expectativa de que esse número vai aumHá relatos de centenas de vítimas sob os escombros, principalmente em pequenas vilas nos dois países. Equipes de resgate vasculham montes de destroços em cidades e vilas em toda a área à procura de sobreviventes.

O número de feridos ainda é incerto, mas agências de notícias e órgãos de governo acreditam que passe de 3 mil em território turco e sírio.

A organização Capacetes Brancos, da Síria, mostrou um dos resgates de sobreviventes.

Próximas horas. São 912 mortes na Turquia e 467 na Síria.

Feridos

O vice-presidente turco, Fuat Oktay, afirmou que pelo menos 284 pessoas morreram e mais de 2.323 ficaram feridas em 10 províncias no país. Disse ainda que cerca de 900 edifícios acabaram destruídos em Gaziantep e Kahramanmaras. Um hospital desabou em Iskanderoun, que fica às margens do Mediterrâneo.

"Infelizmente, ao mesmo tempo, também estamos enfrentando condições climáticas extremamente severas", apontou Oktay. A Turquia passa por uma situação de nevascas e fortes tempestades.

Houve pelo menos seis tremores secundários. O governo pede que as pessoas não entrem nos prédios danificados. "Nossa prioridade é resgatar as pessoas presas sob prédios em ruínas e transferi-las para hospitais", disse o ministro do Interior, Süleyman Soylu.

Na Síria, especificamente, são 245 mortos em áreas controladas pelo governo e 147 nos locais com controle de rebeldes.

Ajuda

Por causa da situação, a União Europeia afirmou que vai enviar grupos de resgate. "Equipes da Holanda e da Romênia já estão a caminho", postou o comissário Janez Lenarcicd, do Centro de Coordenação de Resposta de Emergência do bloco.

Grécia e Israel também se colocaram à disposição. "O Estado de Israel está sempre pronto para enviar ajuda por qualquer meio possível. Nossos corações estão com as famílias e o povo turco, que está sofrendo neste momento doloroso", tuitou o presidente israelense, Isaac Herzog.

Jake Sullivan, assessor de segurança nacional da Casa Branca, contatou as autoridades turcas nos Estados Unidos e afirmou que o país está pronto para fornecer assistência. "Profundamente preocupados com o terremoto destrutivo de hoje", escreveu Sullivan em um tuíte.

Fonte: CM7

Comunicar erro
GOVERNO DO AMAZONAS

Comentários

ANUNCIE AQUI