NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
COPA CIDADE DE MANAUS 2024

Garimpo amplia conflitos entre povos yanomami

Por Portal Nosso Show/Redação em 14/02/2023 às 11:00:16
Foto Agência Brasil

Foto Agência Brasil

A invasão do garimpo ilegal às terras no oeste de Roraima gerou não apenas problemas ambientais, sanitários e confrontos diretos entre garimpeiros e indígenas, mas também amplificou conflitos entre as próprias comunidades yanomami. Questões como a cooptação de jovens indígenas pela atividade de extração do ouro, a disseminação de bebidas alcoólicas e a proliferação de armas de fogo foram responsáveis pelo aumento da violência entre comunidades.

"Os invasores contribuíram muito para crescerem mais os conflitos yanomami. Os garimpeiros levaram muitas armas de fogo para as comunidades. Ano passado, tivemos um problema muito grande em Xitei, onde adolescentes de 12, 13 e 14 anos beberam e mataram uns aos outros, com [revólver calibre] 38. Está muito tenso porque os garimpeiros armaram muito os yanomami", diz Júnior Hekurari Yanomami, que preside Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye"kuana (Condisi-YY).

Segundo Júnior, entre as regiões onde a violência aldeias aumentou depois da chegada dos garimpeiros estão Tirei, Xitei e Homoxi. De acordo com ele, alguns dos invasores dão armas para os yanomami, inclusive, para que os indígenas façam a proteção ao garimpo contra comunidades que são contra a atividade de mineração do ouro.

Fonte: Agência Brasil

Comunicar erro
GOVERNO DO AMAZONAS

Comentários

ANUNCIE AQUI