NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
COPA CIDADE DE MANAUS 2024

Maior número de inadiplentes, Amazonas ocupa 1º lugar no ranking, diz Serasa

Por Lucas Botelho em 27/02/2023 às 16:38:46
(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

O Amazonas ocupa o primeiro lugar no ranking de estados brasileiros e Distrito Federal com o maior número de pessoas adultas inadimplentes. Ao todo, 53,0% da população amazonense tem alguma dívida, ou seja, mais da metade da população do Estado está negativada. No Brasil, a inadimplência supera a casa dos 70 milhões de pessoas e o levantamento, que apontou os cenários, foi divulgado nesta segunda-feira (27) pelo Serasa Experian.

De acordo com o economista chefe da companhia, Luiz Rabi, a inflação e juros altos são alguns dos fatores econômicos por trás do fenômeno. Mas no caso do Amazonas, por exemplo, a estagnação de renda per capita contribuiu significativamente para o dado.

"Um dos fatores que acaba explicando a inadimplência é a própria renda per capita. Além de o Amazonas ter tido um problema com pandemia, a exemplo da segunda onda de Covid-19, é um estado que sofre de um problema de estagnação da renda per capita. A situação também acontece com outros estados que estão acima da média nacional".

Só em janeiro deste ano, o Amazonas contabilizou 1,5 milhão de pessoas inadimplentes, totalizando mais de 5 milhões de dívidas em aberto e com o valor médio da dívida de R$ 3.863,71 por pessoa. E ainda é o Estado com maior representatividade de dívidas de varejo. Além do Amazonas, os estados que mais apresentam o maior número de negativados estão o Rio de Janeiro com 52,3% da população inadimplente; o Amapá com 51,6% de pessoas individadas, seguida do Distrito Federal, que apresenta 51,0%.

"Nós temos três estados e o Distrito Federal onde a inadimplencia atinge mais da metade da população. Só para se ter uma ideia de comparação, a média do Brasil é de 43% dos adultos indimplentes, então aquele número de 70 milhões representa no território nacional os 43%".

Feirão Serasa Limpa Nome

Para auxiliar aquelas pessoas inadimplentes, a Serasa Experian montou a partir desta segunda-feira (27) o Feirão Serasa Limpa Nome com o intuito de ajudar o brasileiro a quitar suas dívidas por meio de 425 empresas parceiras e com descontos que chegam a até 99%.

"Além do que nós já temos com o nosso ambiente digital em que o consumidor não só consegue renegociar dívidas, mas consegue buscar soluções financeira, nos 365 dias do ano, o feirão é um movimento que nós fazemos junto com as empresas para que elas concedam descontos, parcelamentos e condições diferenciadas nesse periodo para os consumidores", explicou a gerente da Serasa Limpa Nome, Aline Maciel.

Para negociar suas dívidas no Feirão Serasa Limpa Nome, consumidores de todo o Brasil podem acessar o site http://www.serasalimpanome.com.br, baixar o aplicativo Serasa no Google Play e App Store, por meio de ligação gratuita através do número: 0800 591 1222 ou pelo WhatsApp (11) 99575–2096.

Fonte: Acrítica

Comunicar erro
GOVERNO DO AMAZONAS

Comentários

ANUNCIE AQUI