NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
COPA CIDADE DE MANAUS 2024

Estudo aponta Amazonas o terceiro estado do país com menos médicos por habitantes

Por Lucas Botelho em 03/03/2023 às 17:52:47
Foto: Ascom/HRBA

Foto: Ascom/HRBA

O Amazonas é o terceiro estado do Brasil com menos de dois médicos por mil habitantes, segundo dados da Demografia Médica no Brasil 2023. O estudo, divulgado em fevereiro deste ano apontou, ainda, que o Norte é a região com menos médicos por habitantes do país.

Segundo o levantamento, o Amazonas tem 4,2 milhões de habitantes e 5,7 mil médicos, com uma proporção de 1,36 médicos para cada mil habitantes. No levantamento geral, o estado está atrás apenas do Pará, que tem 1,18, e do Maranhão, que tem 1,22 de razão.

O estudo destacou os cinco piores índices. Veja:

Roraima - 1,64

Acre - 1,41

Amazonas - 1,36

Maranhão - 1,22

Pará - 1,18

Em Manaus, a proporção sobe, com 2,39 de médicos para cada mil habitantes. No entanto, a capital amazonense ocupa a quarta posição no ranking das capitais com menos médicos, ficando atrás de Macapá (2,12), Rio Branco (2,25) e Boa Vista (2,32).

Menos médicos na Região Norte

Com 18.906.962 habitantes e 27.453 médicos, a Região Norte tem uma razão de 1,45 médicos por mil habitantes. É a menor proporção de profissionais da área por mil habitantes das regiões do país, segundo dados da Demografia Médica no Brasil 2023.

O estudo aponta que a região é seguida pelo Nordeste, onde há uma razão de 1,93 médicos por mil habitantes. O Sudeste tem a maior razão de profissionais da área por mil habitantes no país, com 2,95 médicos.

De acordo com o médico Raul Canal, presidente da Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem), o levantamento mostra que o Brasil sofre com uma grande desigualdade na distribuição dos profissionais.

Além disso, a proporção de profissionais da área atuando em municípios pequenos e mais distantes dos grandes centros urbanos é ainda menor, contribuindo para a falta de acesso de parte da população a serviços básicos de saúde.

"Analisando o cenário, não é difícil constatar que a má distribuição de profissionais não resulta de um suposto desinteresse dos médicos, que até chegam a migrar para essas regiões. O grande problema é que acabam desistindo de atuar nessas cidades, onde notam a ausência de uma infraestrutura mínima: não há hospitais, postos de saúde, unidades especializadas, remédios, transporte. Não há o mínimo para atender com dignidade", avaliou o presidente da Anadem.

Fonte: G1

Comunicar erro
GOVERNO DO AMAZONAS

Comentários

ANUNCIE AQUI