NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
COPA CIDADE DE MANAUS 2024

Roda de conversa de combate ao bullying em escola municipal

Por Portal Nosso Show/Redação em 09/03/2023 às 17:53:34
Foto: Semcom

Foto: Semcom

Dentro da programação da Campanha de Combate ao Bullying Escolar 2023, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou uma roda de conversa, nesta quinta-feira, 9/3, na Escola Municipal Antônia Pereira da Silva, localizada no bairro Santa Etelvina, zona Norte, com alunos do 6º ao 9º ano, do Ensino Fundamental. A ação faz parte da campanha "Março Laranja" e foi coordenada por técnicas da Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (Gacpe) da secretaria.

Segundo uma das palestrantes da roda de conversa, a pedagoga e psicóloga da Gacpe, Amanda Lorena Leira, o encontro aborda a temática em todos os aspectos no âmbito escolar, além de trabalhar a prevenção com alunos e professores.

"Os aspectos são físico, psicológico e também pode ser uma violência física, pode ser uma brincadeira de ficar apelidando o colega, o que pode gerar muito traumas e deixar a pessoa constrangida. Nosso objetivo aqui é prevenir o bullying e identificar alunos que possam estar sofrendo, para fazer uma intervenção e encaminhamento a um atendimento psicológico, rompendo com esse ciclo de violência", contou.

Para o aluno do 8º ano matutino, Ruan Jerson Kitsinger, de 13 anos, a atividade foi um verdadeiro aprendizado de como é preciso agir em um caso de bullying.

"É uma coisa muito importante, que nós devemos ter dentro da escola. Tem muitos casos que devem ser interferidos pelos professores. Isso é muito ruim para a sociedade, porque a escola é para se socializar com alunos e professores. Com essa roda de conversa, o aluno coloca para fora todos os sentimentos", disse Ruan.

A professora de geografia, Elisane Pinheiro, responsável pelo projeto "Como vai você", desde o ano passado, considerou o evento importante e que vem para somar com o trabalho desenvolvido em sala de aula.

"Muitos alunos não se dão conta que sofrem bullying. Na escola, eu faço uma ficha que é distribuída para os professores ou o professor vem conversar comigo sobre os casos que identificam. Comunico à direção da escola, nós conversamos com o aluno, para tomarmos as medidas necessárias. No decorrer do ano, faço palestras com temas como violência contra a mulher, violência doméstica, gravidez na adolescência, enfim, o ano inteiro com palestras. Assim, buscamos conscientizar e ensinar os alunos sobre estes problemas sociais", finalizou a professora.

Comunicar erro
GOVERNO DO AMAZONAS

Comentários

ANUNCIE AQUI