NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
COPA CIDADE DE MANAUS 2024

Escritor Milton Hatoum fala sobre o romance

Por Portal Nosso Show/Redação em 11/03/2023 às 10:00:01
Foto: Semcom

Foto: Semcom

O escritor Milton Hatoum vai participar de um bate-papo sobre o romance 'Dois Irmãos', em Manaus. Aberto ao público, e com vagas limitadas, o evento será realizado neste sábado, 11/3, das 10h às 11h30, no Centro Cultural Palácio da Justiça, na avenida Eduardo Ribeiro, Centro. O bate-papo é uma realização da Menina Miúda Produções Artísticas e conta com apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

No bate-papo, Milton Hatoum e o diretor de teatro, Cairo Vasconcelos, vão debater sobre o livro 'Dois Irmãos'. A obra do escritor amazonense retrata os conflitos de uma família em meio à Manaus do século 20. No centro do romance, estão dois irmãos, Yaqub e Omar.

"Esse é mais um evento cultural que conta com o apoio da prefeitura, gratuito, um grande debate com a presença do Milton Hatoum e do Cairo Vasconcelos, grandes personalidades. E essa é a primeira vez que um romance ganha uma peça produzida e estrelada por amazonenses", disse a vice-presidente da Manauscult, Oreni Braga.

O livro, que já foi adaptado para série de TV e peça teatral, ganhou uma nova adaptação para o teatro. A nova peça, produzida e estrelada por artistas amazonenses, estreia a primeira temporada no dia 2/5, em Manaus.

Milton Hatoum, que cumpre agenda na capital nesta semana, celebra a criação do novo espetáculo. "É importante essa adaptação em Manaus, porque o romance é ambientado na nossa cidade. Os personagens também são manauaras ou imigrantes libaneses já adaptados à vida brasileira", ressalta o autor.

Cairo Vasconcelos é diretor da montagem, que leva a assinatura da 'Menina Miúda Produções Artísticas'. No encontro deste sábado, o diretor de teatro e o escritor vão conversar com o público sobre as particularidades do romance e da peça.

"A obra do Milton Hatoum me deixa imerso em fases importantes da história, e me agrada porque eu consigo ver a Manaus do livro, que não mudou em determinadas situações: a questão do crescimento desordenado, a questão do esquecimento da própria história de Manaus, a imigração", destaca Cairo Vasconcelos.

O espetáculo teatral "Dois Irmãos" concorreu ao edital do Prêmio Funarte de Estímulo ao Teatro 2022 e conquistou nota 10 dos jurados.

O bate-papo deste sábado também conta com patrocínio da Funarte e o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Milton Assi Hatoum

Milton Assi Hatoum é romancista, contista, professor e tradutor. O escritor amazonense retrata conflitos pessoais e familiares no contexto da Amazônia. Publicou seu primeiro livro, "Relato de um certo Oriente", em 1989. O romance "Dois Irmãos" (2000) veio 11 anos depois. Também publicou contos em jornais e revistas brasileiras e do exterior.

Em 2001, ganhou o Prêmio Jabuti por "Dois irmãos" e, em 2006, pelo romance Cinzas do Norte. Desde então, conquistou o terceiro Prêmio Jabuti e outros grandes prêmios literários. Em 2017, "Dois Irmãos" foi adaptado para minissérie na TV Globo, com direção de Luiz Fernando Carvalho.

Recentemente, o conto "O Adeus do comandante" foi adaptado para o cinema, com o filme "O Rio do Desejo", do diretor Sérgio Machado.

Cairo Vasconcelos

Cairo Vasconcelos é formado em Licenciatura em Teatro pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). É ator e diretor. Já circulou com espetáculos de teatro de rua pelo Brasil, especialmente em cidades da Região Norte. Possui experiência em dança e performance, e já se apresentou pelo interior do Amazonas, com o Prêmio Circulação Funarte: Performance "Curuminzado", da Souffle de Bodó Company. Em 2019, fundou a Menina Miúda Produções Artísticas e, atualmente, exerce as funções de diretor e produtor cultural.

Inscrições

O bate-papo deste sábado, 11/3, tem vagas limitadas e recebe inscrições pela internet, neste link: https://forms.gle/KkBZRRPy8KJivcW68. Os pré-inscritos vão receber e-mail de confirmação.

O encontro vai ser mediado pela jornalista, Edilene Mafra, doutora em Sociedade e Cultura na Amazônia. Ao final do evento, será realizada uma sessão de autógrafos com o escritor Milton Hatoum.

Comunicar erro
GOVERNO DO AMAZONAS

Comentários

ANUNCIE AQUI