NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
COPA CIDADE DE MANAUS 2024

Musical infantil "Kafka e a Boneca" explora relações humanas de forma lúdica

Por Portal Nosso Show/Redação em 11/03/2023 às 10:02:51
Foto Divulgação

Foto Divulgação

As obras modernistas de Franz Kafka tornaram o autor um dos mais relevantes do século XX e os relatos reais de um encontro pouco convencional desse escritor com uma menina que perdeu seu brinquedo favorito inspirou o musical infantil "Kafka e a Boneca".

A produção original está em cartaz no Teatro do Sesi-SP com sessões gratuitas aos sábados e domingos. A trama mostra que Kafka foi atraído pela tristeza de Lia Hillel durante um passeio pelo parque Steglitz, em Berlim. A garotinha chorava por ter perdido sua boneca favorita e, para dar consolo, o autor inventa que ela saiu pelo mundo para viver sua própria aventura.

A partir de então, ele passa a escrever cartas fingindo ser a boneca que, nas mãos de Kafka, explora da China ao deserto do Saara. Esse encontro real trouxe motivação para a vida do autor, mas também um conflito: como concluir essa história sem causar outra frustração na jovem amiga? Em entrevista à Jovem Pan, o diretor Marllos Silva explicou que a adaptação é toda centrada nas relações humanas: "Apesar de contar uma história real, o musical não está preso ao momento histórico. Diante disso, o maior desafio foi construir essas relações profundas e verídicas".

Apenas de ser um espetáculo destinado ao público infantil, o musical também foi pensado para fisgar quem acompanha as crianças no teatro. "Em um primeiro olhar, pode parecer que o lúdico entre a relação da menina com a boneca é o principal chamariz para uma criança nesta produção, entretanto, acredito que a relação da menina com o mundo, os perigos que ela pode enfrentar e, principalmente, a relação entre pais e filhos também despertam interesses", comentou Marllos, que acredita que é justamente a questão familiar presente na história que faz com que os adultos também se envolvam com o espetáculo. "As crianças não vão sozinhas ao teatro, então este é um importante fator a se considerar quando fazemos um espetáculo neste gênero: que os adultos também sejam contemplados dentro da história." No papel de Kafka, o ator Marcos Lanza entende que o musical evidencia os despertares – sendo o do autor pela vida e o da pequena Lia para a esperança após ter que lidar com uma perda.

Comunicar erro
GOVERNO DO AMAZONAS

Comentários

ANUNCIE AQUI