Estudantes do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa, localizado no bairro Jorge Teixeira, zona leste, são os protagonistas da programação da 4ÂȘ Semana Socioemocional, que, nesta edição, traz o tema "Criatividade Emocional: superando os desafios na escola". Nesta terça-feira (28/03), a atividade combinou tĂĄticas de psicopedagogia na "Oficina Sensorial: a criatividade para a autorregulação". A programação se estende até sexta-feira (31/03).
Voltada aos estudantes do Ensino Fundamental, a 4ÂȘ Semana Socioemocional, tem como objetivo, melhorar o processo de aprendizagem e promover a autonomia e autoestima dos alunos. Segundo a psicopedagoga Hellen Lima, o evento é organizado desde de 2020, e este ano, tem como foco, a arte.
"Durante a pandemia, percebemos que os nossos jovens estavam mais ansiosos, mais depressivos e por isso, resolvemos desenvolver atividades sobre inteligĂȘncia emocional. Este ano, o nosso tema principal é a arte, com isso estamos promovendo oficinas e palestras sobre a sensibilidade e as expressões artísticas, entre outros", explicou Hellen.
Na atividade desta terça-feira, os estudantes produziram ferramentas para utilizarem como reguladoras de humor em momentos de estresse. O estudante Davi Pontes, de 11 anos, contou que a atividade o ajudou a compreender mais sobre a saúde socioemocional.
"Podemos sentir raiva, tristeza, mesmo tendo controle sobre os nossos sentimentos, podemos entender melhor como reagir, e isso que conseguimos aprender hoje, nesta atividade", enfatizou Davi.
Programação
Nesta quarta-feira (29/03), a "Semana Socioemocional" terĂĄ as seguintes atividades: "Expressões Artísticas", com o artista Marcos Matos; "Habilidades Emocionais", com a Dra. Helione Pontes. Na quinta-feira (30/03), acontecem as oficinas "Pipocando Emoções", "Autocuidado e Resolução de Conflitos" e "Dia de Talentos", com o professor Dheimison Airton, a psicóloga Luziane Vitoriano e o professor João Pedro.
Encerram a programação, na sexta-feira (31/03), a atividade "InteligĂȘncia Emocional no Ambiente de Trabalho" e "Oficina para os pais", com as psicólogas Mayara Rangel e Ana Valda, além da assistente social Cibelle Marques.