NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
COPA CIDADE DE MANAUS 2024

Espaço oferece programa de contraturno escolar em Manaus

Tarefa de casa, vivĂȘncias bilĂ­ngues, oficinas culturais e brincadeiras estão entre as atividades oferecidas pelo Espaço Cultural Infante

Por Will Oliveira - edição de texto em 10/04/2023 às 11:39:35
Foto Divulgação

Foto Divulgação

O que fazer com as crianças no contraturno escolar? A preocupação é recorrente dos pais e cuidadores das crianças, especialmente para evitar o excesso de uso de telas, seja o celular, tablet e etc, dos tempos atuais. Para além das aulas de reforço ou esporte, o Espaço Cultural Infante criou programas dedicados ao desenvolvimento infantil, para crianças a partir dos 3 anos aprenderem e brincarem no horĂĄrio em que elas não estão no colégio.

Tarefa de casa, vivĂȘncias bilíngues, oficinas culturais, brincadeiras, experiĂȘncias esportivas e em tecnologia integram a estrutura dos Programas Kids e Kids+ dedicados ao contraturno escolar e que contempla a participação da criança durante a manhã ou tarde completa. Para crianças de entre 3 e 6 anos, o Programa Kids divide os pequenos participantes em grupos com idade aproximada. Com o apoio de profissionais especializados em educação infantil, eles realizam as tarefas escolares e tĂȘm um programa diĂĄrio de atividades, que incluem vivĂȘncias em contato com a língua inglesa, oficinas dedicadas ao estímulo do processo criativo, musical e artístico da criança. Um diferencial do programa são as atividades "Maker", ou seja, o estímulo à cultura maker, que tem como característica o "faça vocĂȘ mesmo". "Assim como propõe a cultura do "faça vocĂȘ mesmo", nessa atividade, as crianças são estimuladas à autonomia e criatividade", explica Ítalo Almeida, coordenador criativo do local.

Para crianças a partir dos 7 anos, o Espaço possui o Programa Kids+ , com pilares variados. Entre eles hĂĄ o "Infante Tech", uma atividade onde as crianças tĂȘm vivĂȘncias com a tecnologia, a partir de diversas temĂĄticas e baseada em propostas de projetos, desafios virtuais e analógicos adequados a essa faixa etĂĄria. O trabalho corporal também é valorizado no programa por meio do "Infante Fight", onde atualmente, a prĂĄtica física é feita a partir dos fundamentos da arte marcial Muay Thai. Outra atividade é o "Studio Infante", momento em que a turma participa de projetos cooperativos como produções teatrais, artes plĂĄsticas, exposições, vivĂȘncias com a criação artística dentro das diversas funções inseridas no trabalho criativo. "Essa turma também trabalha a cultura maker, tendo como diferencial, o que abordamos nos projetos e propostas ao longo de toda a semana", detalha Almeida.


Comunicar erro
GOVERNO DO AMAZONAS

ComentĂĄrios

ANUNCIE AQUI