NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
COPA CIDADE DE MANAUS 2024

Cerca de 25 mil mudas de pitaya, são distribuídas para fomentar a agricultura familiar

Por Portal Nosso Show/Redação em 24/04/2023 às 12:57:51
Foto Divulgação

Foto Divulgação

A Prefeitura Manaus, por intermédio das secretarias municipais de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) e da Câmara Municipal de Manaus (por meio de emendas parlamentares) fomentou, somente neste primeiro semestre do ano, cerca de 30 agricultores familiares com a entrega de 25 mil mudas de pitaya. A ação fortaleceu a agricultura familiar nos polos agrícolas da capital e contribuiu para que na primeira colheita seja realizado um escoamento da produção de forma ordenada, gerando emprego e renda.

Neste primeiro momento, as comunidades Rio Branquinho - polo 2, São Francisco do Caramuri - polo 7, e produtores da AM–010, no ramal Água Branca, foram beneficiadas com treinamentos e as mudas. Os agricultores já iniciaram a produção e em breve irão começar a colher e ampliar a produção. A Semacc ainda vai fomentar mais 15 produtores, até o próximo mês de junho.

De o titular da Semacc, Wanderson Costa, a cultura da pitaya em Manaus está se fortalecendo e ganhando reconhecimento nacional. A meta da secretaria é atender cem produtores agrícolas até o próximo mês de dezembro, onde mais comunidades e polos agrícolas vão receber o incentivo da prefeitura.

"Vamos colocar Manaus, no circuito nacional de distribuição de pitaya. É um grande desafio, mas o prefeito David Almeida não tem medido esforços, não havia esse incentivo agrícola, mas com o conhecimento do produtor Cléber Medeiros, proprietário da fazenda Toca da Pitaya, localizada no quilômetro 35 da AM-010, onde sua propriedade possui mais de 120 mil pés da fruta e, conta com mais 60 mil em propriedades agregadas, somando uma produção mensal de 20 toneladas do fruto, percebemos junto com nossos técnicos, que temos solo fértil para esse plantio e estamos fomentando a cultura da fruta, e em pouco tempo os agricultores já estarão colhendo", explicou Costa.

Ainda de acordo com o titular da Semacc, o projeto contribui para o fortalecimento do associativismo e cooperativismo, uma vez que o público são organizações sociais rurais. "Este projeto é um arranjo produtivo, no qual o produtor Cléber Medeiros manifestou interesse em comprar a produção dos agricultores dos nossos polos. Isso gera uma excelente expectativa inclusive em atender até o exterior, quem sabe", ressaltou.

O agricultor Manoel Graça, da comunidade Rio Branquinho, beneficiado com o treinamento e o plantio da pitaya, agradeceu a oportunidade que está recebendo dos técnicos da Semacc.

"Quero agradecer a equipe que esteve conversando comigo recentemente. Nós recebemos o projeto e estamos aqui fazendo a plantação, e logo logo vamos ficar conhecidos aqui como 'ramal da pitaya'. Obrigado prefeito David Almeida e secretário Wanderson, que estão trazendo não só o material, mas também conhecimento para melhorar nossa produção", salientou o agricultor.

Comunicar erro
GOVERNO DO AMAZONAS

Comentários

ANUNCIE AQUI