NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
COPA CIDADE DE MANAUS 2024

Olimpíada Brasileira de Robótica está com inscrições abertas para as modalidades teórica e prática

A competição é dividida entre etapas regionais, estaduais e nacional, com premiações aos participantes

Por Portal Nosso Show/Redação em 05/05/2023 às 11:27:38
Foto Divulgação

Foto Divulgação

As inscrições para a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) estão abertas para as escolas da rede pública estadual. Dividida entre as modalidades teórica e prática (presencial, apresentação e simulação), esta edição da OBR tem como público-alvo estudantes do Ensino Fundamental, Médio ou Técnico, com até 19 anos, completados em 2023.

Para realizarem a inscrição dos alunos, as escolas precisam ter cadastro no Sistema Olimpo, um gerenciador de eventos científicos utilizado pela OBR. Após o cadastro, o professor-representante de cada unidade de ensino deverá inscrever os alunos por meio do site do Sistema Olimpo. A OBR disponibilizou um tutorial de inscrição em sua página oficial no YouTube, https://bit.ly/tutorial de inscrição OBR 2023.

As datas limites para o credenciamento dos alunos são: 22 de maio para a modalidade teórica e prática presencial; 30 de junho para a modalidade prática de apresentação; e 14 de julho para a modalidade prática de simulação.

"A participação dos alunos na OBR permite novas possibilidades e estímulos para o aprendizado, utilizando a tecnologia como ferramenta de ampliação de conhecimento. A competição motiva os alunos a terem contato com esses meios, retirando-os da condição de meros usuários de tecnologia e abrindo a perspectiva de torná-los desenvolvedores tecnológicos nas próximas décadas", destacou a Coordenadora de Ensino Fundamental, da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, Keylah Adriana.

Modalidades

Para a modalidade teórica, os participantes responderão questões que compõem a prova escrita preparada pela Comissão de Elaboração de Provas da OBR. Essa modalidade é realizada em única fase para os níveis 0-4, para estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental; e em duas fases para o nível 5, para alunos do Ensino Médio.

As provas da modalidade teórica são aplicadas simultaneamente em todas as escolas participantes do país, além de serem disponibilizadas somente aos professores-representantes, por meio do Sistema Olimpo, em formato PDF.

Na modalidade prática, é necessária a criação de equipes de no mínimo dois estudantes e no máximo, quatro. As atividades ocorrerão entre junho e agosto para as etapas regionais e estaduais; e, em outubro, para as etapas nacionais. Para informações mais detalhadas sobre regras, datas e níveis de competição, basta acessar https://bit.ly/informacoesModalidadePratica.

A temática da prova prática é a construção de um robô que terá a tarefa de resgatar vítimas sem a interferência humana. A máquina precisará se deslocar por caminhos irregulares e desconhecidos até o objetivo final.

Prêmios

A OBR fornece premiações para os estudantes e professores que participam da Olimpíada. Entre as quais, estão os Certificados de Participação para todos os envolvidos, os Certificados de Premiação para os estudantes, conforme o desempenho na Modalidade Teórica e Prática, além das Medalhas de Premiação para as Modalidades Prática e Teórica, conforme as normas de cada modalidade.

A OBR é realizada pelo Colégio Técnico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp - Cotuca), pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A competição também conta com o patrocínio do Governo Federal, da Petrobrás e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Comunicar erro
GOVERNO DO AMAZONAS

Comentários

ANUNCIE AQUI