NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
COPA CIDADE DE MANAUS 2024

Manaus √© primeiro lugar em sa√ļde b√°sica pela sexta vez consecutiva, de acordo com o Previne Brasil

Por Lucas Botelho em 03/10/2023 às 16:02:25
Fotos - Divulgação / Semsa

Fotos - Divulgação / Semsa

Manaus segue na liderança do Previne Brasil, programa nacional que mede a qualidade da Atenção B√°sica no país. Pela sexta vez consecutiva, o município conquistou a maior nota, entre as capitais, na média dos indicadores monitorados pelo Ministério da Saúde. Na avaliação quadrimestral, relativa aos meses de maio a agosto deste ano, a capital amazonense alcançou 8,63 no Índice Sintético Final (ISF), superando, mais uma vez, as demais capitais brasileiras e sua própria nota, que havia sido 8,46 no período anterior.

Comemorando a conquista, o prefeito David Almeida afirmou que a manutenção da capital no topo do ranking nacional é fruto do esforço coordenado de gestão, dos investimentos em tecnologia e infraestrutura e do compromisso dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) com a melhoria contínua dos serviços de atenção prim√°ria oferecidos à população de Manaus.

"Manaus se tornou refer√™ncia para o país por dar a volta por cima durante a pandemia de Covid-19 e por reordenar as estratégias de gestão que ampliaram e melhoraram a qualidade da assist√™ncia na nossa cidade e esses avanços nos garantiram a posição de melhor saúde b√°sica do Brasil", disse o prefeito.

A titular da Semsa, Sh√°dia Fraxe, comemorou a nova conquista parabenizando e agradecendo o empenho dos mais de 11 mil servidores da Semsa. "O nosso maior diamante são os nossos servidores. Saúde se faz com gente e a principal ferramenta da Secretaria Municipal de Saúde são as pessoas que cuidam das pessoas", disse a secret√°ria.

Sh√°dia enfatizou o papel dos profissionais que atuam tanto na ponta, comandada pelo subsecret√°rio de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, quanto nas atividades de apoio, realizadas sob a coordenação do subsecret√°rio de Gestão Administrativa e Financeira, Nagib Salem. "Meu maior orgulho e minha maior satisfação é em relação à dedicação de todos os servidores por essa entrega do nosso melhor à população".

Ranking

O ISF é uma espécie de nota final atribuída ao município depois de avaliados todos os indicadores de refer√™ncia para o Previne Brasil. Com ISF de 8,63, Manaus superou, neste quadrimestre, as cidades de Maceió/AL (8,35), Porto Alegre/RS (8,23), Fortaleza/CE (8,03), Curitiba/PR (7,93), Campo Grande/MS (7,89), Florianópolis/SC (7,72), Rio de Janeiro/RJ (7,58), Aracaju/SE (7,52) e Brasília/DF (7,48), considerado o top 10.

De acordo com metodologia do Ministério da Saúde, as notas são atribuídas conforme o desempenho do município em sete indicadores: gestantes com, ao menos, seis consultas de pré-natal, sendo a primeira realizada até a 12¬™ semana de gestação; gestantes com exames para sífilis e HIV; gestantes com atendimento odontológico; mulheres com coleta de exame citopatológico; crianças de 1 ano de idade com as vacinas pentavalente e poliomielite; pessoas com hipertensão com consulta e pressão arterial aferida no semestre; e pessoas com diabetes e hemoglobina glicada solicitada no semestre.

Além de monitorar a qualidade dos serviços de Atenção Prim√°ria ofertados aos usu√°rios do Sistema Único de Saúde (SUS), o Previne Brasil serve de parâmetro para o financiamento das ações municipais, relacionando recursos, alcance e qualidade da assist√™ncia à saúde. O programa também avalia a saúde b√°sica a partir de outros dois eixos, que são o cadastramento da população na Atenção Prim√°ria à Saúde (APS) e a execução de ações program√°ticas.

A primeira avaliação do Previne Brasil, considerando os parâmetros atuais, foi feita no último quadrimestre de 2021, quando Manaus conquistou a liderança nacional, com ISF de 8,10. A partir daí, o município manteve a primeira colocação entre as capitais em todos os quadrimestres de 2022 - com a pontuação 7,74, 8,37 e 8,57, respectivamente – e nos dois primeiros quadrimestres desde ano, com ISF 8,56 no primeiro quadrimestre e os atuais 8,63 neste segundo quadrimestre.

Comunicar erro
GOVERNO DO AMAZONAS

Coment√°rios

ANUNCIE AQUI