Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

POLÍCIA

Polícia Militar do Amazonas amplia serviços da Ronda Maria da Penha no interior do estado

As ações do Ronda Maria da Penha já estão em andamento em cinco municípios


Foto: Divulgação

?A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) deu mais um passo importante no combate à violência doméstica e familiar ao ampliar os serviços da Ronda Maria da Penha no estado, que conta agora com cinco munícipios, além de Manaus, que têm o projeto implementado.

Essa expansão é resultado de um plano de estágio elaborado em conjunto com a Diretoria de Capacitação e Treinamento (DCT) da PMAM, contando com a participação de órgãos parceiros que integram a Rede Rosa, voltada para o enfrentamento da violência de gênero.

Segundo a comandante do Ronda Maria da Penha, major PM Tatiana Sousa, um dos destaques desse plano é a atuação da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), que apresentou dados estatísticos sobre os municípios com maiores índices de violência contra a mulher no estado. Esses dados serviram como critério para a expansão e implantação da Ronda Maria da Penha da PMAM, visando oferecer um atendimento eficaz e abrangente às vítimas de violência doméstica em todo o Amazonas.

A iniciativa tem como meta fortalecer o combate à violência e garantir a proteção e o amparo adequados para as mulheres em situação de vulnerabilidade. Com a consolidação da ampliação do projeto, a Polícia Militar do Amazonas reforça o compromisso com a segurança e o bem-estar das mulheres amazonenses, contribuindo para a construção de uma sociedade justa e igualitária.

As ações do Projeto Ronda Maria da Penha já estão em andamento nos municípios de Manacapuru, Itacoatiara, Parintins e Tefé. Esses municípios passaram pelo estágio de capacitação.

Atualmente, encontra-se em andamento o estágio de preparação no município de Tabatinga, com a previsão de formação de 120 policiais militares, que iniciaram a capacitação no dia 6 de maio e finalizam no dia 29 deste mês, estando aptos para o atendimento a mulheres em situação de violência doméstica e familiar. "Esses profissionais serão direcionados para atuar na Ronda Maria da Penha do município, fortalecendo as ações de proteção e violência a mulher", disse a major.

Os estágios da Ronda Maria da Penha já foram realizados nos municípios de Manacapuru, em novembro de 2023, e em Itacoatiara, em dezembro de 2023. O início das atividades em Manacapuru e Itacoatiara foram em dezembro de ano passado e janeiro de 2024, respectivamente.

Outros municípios do interior, como Parintins e Tefé, já haviam sido qualificados, respectivamente, em junho de 2023 e no ano de 2022, para receberem o serviço da Ronda Maria da Penha, que já está em pleno funcionamento nesses locais. E no município de Coari, que recebeu qualificação em maio de 2003, aguarda-se o início das atividades da Ronda Maria da Penha.

Ronda Maria da Penha em números

Em 2023, 1.183 mulheres foram beneficiadas com o projeto e, atualmente, 514 estão em atendimento. As estatísticas refletem não apenas a dimensão do problema, mas também o impacto positivo que o programa tem na vida das beneficiárias.

Como Buscar Ajuda

O Ronda Maria da Penha oferece suporte através de canais como o número de emergência, 98842-2258, 24 horas, e postos de atendimento presencial em delegacias especializadas.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!