NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
COPA CIDADE DE MANAUS 2024

Amazonas adota nova estratégia de vacinação contra covid-19 com imunizante monovalente XBB SpikeVax

Estratégia é adotada em conjunto com o Ministério da Saúde

Por WILL OLIVEIRA em 27/05/2024 às 15:06:18
FOTOS: Divulgação/FVS-RCP

FOTOS: Divulgação/FVS-RCP

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), adota nova estratégia de vacinação contra a covid-19 com o imunizante SpikeVax, monovalente XBB, para crianças de seis meses a menores de cinco anos. O Amazonas recebeu 52 mil doses da vacina e segue em distribuição do imunizante para os municípios.

Essa vacina contra a covid-19, que faz parte do Calendário Nacional de Vacinação, é desenvolvida pelo laboratório farmacêutico Moderna e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além de ser recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

"A versão monovalente do imunizante já foi amplamente utilizada em 38 países, incluindo os Estados Unidos e os países da União Europeia. Esta é a versão atualizada com a subvariante Ômicron XBB. É importante ressaltar que as vacinas contra a Covid-19 são seguras e eficazes", destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

A gerente de imunização no Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da FVS-RCP enfatizou a importância da vacinação. "A implementação dessa nova estratégia de vacinação é parte dos esforços contínuos para conter a propagação do vírus e proteger a saúde pública em toda a região do Amazonas", afirma.

A operacionalização da vacinação é realizada pelas Secretarias Municipais de Saúde que seguem coordenando as salas de vacina nos postos de imunização municipais.

Vacinação

A vacinação contra covid-19 segue sendo realizada por diferentes tipos de imunizantes nas salas de vacinação dos municípios do Amazonas, incluindo as vacinas dos laboratórios Pfizer-BioNTech e Coronavac. Todos os imunizantes estão aptos para serem utilizados contra a covid-19 e o tipo de vacina a ser utilizado é determinado a partir da disponibilidade do imunizante e do esquema vacinal.



Comunicar erro
GOVERNO DO AMAZONAS

Comentários

ANUNCIE AQUI