NOSSO SHOW EM 1 MINUTO
COPA CIDADE DE MANAUS 2024

Turismo Acessível em Destaque: Programa da UEA participa do Festival das Cataratas e Fórum Internacional de Turismo do Iguaçu!

Por WILL OLIVEIRA em 07/06/2024 às 14:53:58
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Programa Mais Acesso da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com o Ministério do Turismo (MTUR) e com a Itaipu Binacional, irá realizar cursos gratuitos de capacitação em acessibilidade durante o Festival das Cataratas e o Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, que acontecerão entre os dias 5 e 7 de junho, no Paraná.

Para a coordenadora do Programa, a Dra. Marklea Ferst, a participação no Festival e no Fórum representa um marco histórico, pois permitirá levar a mensagem da acessibilidade para um público ainda maior. "O Programa Mais Acesso atua na promoção da acessibilidade e teremos a oportunidade de compartilhar com pessoas de todo o país nosso conhecimento e expertise sobre o assunto.", explica ela.

Uma equipe do Mais Acesso também estará presente no stand da Itaipu Binacional, durante o festival das cataratas, divulgando o resultado das pesquisas realizadas pelo Ministério do Turismo sobre turismo acessível. Também será aplicada uma pesquisa com os expositores da feira para levantar informações sobre serviços e produtos turísticos acessíveis.

É possível acompanhar a equipe no Congresso pelo Instagram do Mais Acesso (@mais_acesso).

Participação do Mais Acesso no RBOT

O Programa Mais Acesso da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), também marcou presença no 8º Encontro da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT), realizado em Manaus nos dias 27 e 29 de maio.

O evento reuniu autoridades e profissionais do turismo de todo o país para discutir os desafios e as oportunidades do setor. A temática da acessibilidade ganhou destaque, com a entrega de folhetos informativos sobre como atender turistas com deficiência e a divulgação da plataforma de qualificação gratuita do MTUR: https://qualifica.turismo.gov.br/.

Sobre o Mais AcessoI

O "Mais Acesso" surgiu em 2021 como projeto de extensão da UEA, coordenado pela professora Drª Marklea Ferst. O objetivo era promover a sensibilização sobre os direitos da pessoa com deficiência, além de capacitar pessoas que trabalham no atendimento ao turista com deficiência ou mobilidade reduzida. Também buscava viabilizar a acessibilidade sem preconceito, estigma, estereótipo e discriminação na atividade turística. Em novembro, foi contemplado com um edital da Fapeam que permitiu a criação do site e aplicativo. Hoje, o Mais Acesso é um Programa e trabalha com informações sobre acessibilidade principalmente nas redes sociais Instagram e YouTube, oferta cursos de capacitação e promove a sensibilização sobre os direitos da pessoa com deficiência, além de outras ações como visitas guiadas a locais turísticos.

Comunicar erro
GOVERNO DO AMAZONAS

Comentários

ANUNCIE AQUI