(Foto: Reprodução/Internet)
Até a manhã deste sábado (8), várias regiões de Manaus ainda relatavam falta de energia elétrica e água desde o blecaute ocorrido por volta das 23h dessa sexta-feira (7). Segundo a Amazonas Energia, ainda se encontram sem luz parcial ou integralmente os bairros Aleixo, Betânia, Centro, Flores, Nova Cidade e Nossa Senhora das Graças, mas que há equipes trabalhando e a energia está retornando gradativamente.
Na última atualização, durante a madrugada, a concessionária informou que 85% da distribuição já estava reestabelecida. Naquela altura, trechos dos bairros Praça 14 e Adrianópolis ainda se encontravam no escuro, com a energia voltando apenas no início da manhã.
Segundo a empresa, o blecaute ocorreu após o desligamento da linha 500 kV Jurupari-Silves, no Linhão de Tucuruí. Além de Manaus, foram afetados os municípios de Manacapuru, Itacoatiara, Presidente Figueiredo e Parintins, que tiveram o fornecimento normalizado ao longo da madrugada.
Responsável pelo linhão, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou por meio de nota que o desligamento automático na linha de transmissão 500 kV Jurupari / Oriximiná C1 e C2 ocorreu "em meio a fortes chuvas, e consequentemente, o desligamento de toda área Manaus, fatos que levaram à interrupção de cerca de 1.400 MW de carga na capital do Amazonas e cidades próximas".
"Às 05h16, cerca de 90% das cargas foram restabelecidas. A conclusão total do processo de recomposição foi confirmada às 07h03. Vale destacar que assim que identificou a ocorrência, o Operador agiu prontamente em conjunto com os agentes envolvidos para restabelecer a energia da região. As causas ainda estão sendo apuradas junto aos agentes", disse.
O blecaute também interrompeu o fornecimento de água, que ainda não foi normalizado em algumas áreas da capital. Em nota publicada nas redes sociais, a Águas de Manaus informou todo o sistema foi impactado e a distribuição passa por oscilações.
"A concessionária atua em ações por toda a cidade para a recuperação do sistema. As estações de tratamento Ponta do Ismael I, Ponta das Lajes e Mauazinho retornaram com a produção de água tratada no começo da manhã. A estação Ponta do Ismael II, que abastece as regiões Norte, Oeste e Centro-Oeste, deve ser religada no período da tarde, após a conclusão dos serviços na rede que apresentou vazamento na av. Coronel Teixeira", disse.
A previsão é que o abastecimento seja normalizado ao longo deste fim de semana, mas não há uma data ou horário conclusivo.
Fonte: A Crítica