A temporada de cruzeiros 2024/2025 no Amazonas traz, pela primeira vez na capital, três navios durante o mês de março. A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) mantém o calendário de recepção dos turistas estrangeiros, consolidando o estado como um destino estratégico para o mercado internacional de Cruzeiros Marítimos.
Entre os destaques do mês, o Azamara Journey atraca pela primeira vez no Porto de Manaus em 14 de março. Em seguida, o Silver Ray chega à capital dia 15 e parte no dia 17 de março. Finalizando o mês, o Ville Vie Odissey ficará em Manaus nos dias 30 e 31 de março. A expectativa é que essas três embarcações juntas tragam 3,7 mil turistas, entre passageiros e tripulantes.
Antes da chegada dos navios, outras embarcações reforçam o calendário de março. Neste sábado (8/03), o MS Seven Seas Navigator atracou no Porto de Manaus com 467 passageiros e 367 tripulantes e deve permanecer até o dia 9 de março, às 16h. No mesmo dia, o Viking Sea visita o Amazonas pela nona vez, chega às 12h e fica na capital até segunda-feira (10/03), às 14h, totalizando 1.808 passageiros e 458 tripulantes.
Outros navios já conhecidos voltam ao Amazonas nos meses seguintes. O Volendam aportará em Manaus no dia 1º de abril, permanecendo até o dia 2 de abril, às 15h.
O presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro, ressaltou a qualidade dos serviços turísticos oferecidos na capital e destacou a aprovação dos cruzeiristas. "Os turistas estão altamente satisfeitos com os serviços na capital, com índices impressionantes de aprovação. Os guias de turismo, por exemplo, receberam uma avaliação superior a 97,96%. A hospitalidade também alcançou uma satisfação acima de 97,84%. Atrativos naturais tiveram 97,10% de aprovação, sendo até aqui o item mais bem avaliado pelos turistas", afirmou o presidente.
O fluxo de cruzeiristas no Amazonas tem um impacto significativo na economia local, movimentando setores como hotelaria, restaurantes, comércio e serviços turísticos. Segundo a Amazonastur, os turistas internacionais representam a maioria dos visitantes, com 61,56% vindos dos Estados Unidos, 24% do Reino Unido e 9,33% do Canadá.