Nove cursos da USP estão entre os 50 melhores do mundo, mostra ranking internacional
A USP está entre as melhores universidades do mundo em 49 das 55 áreas específicas avaliadas no QS World University Ranking by Subject, divulgado na quarta-feira (12). O destaque foi o curso de Engenharia de Petróleo, classificado em 9° lugar – a melhor posição alcançada por uma universidade latino-americana em qualquer área específica. Além de Engenharia do Petróleo, outros oito cursos da Universidade estão entre os 50 melhores do mundo: Odontologia (13ê); História da Arte (21-50), Antropologia (25ê); Engenharia de Minas (33ê); Esportes (39ê); Arqueologia (43ê); Enfermagem (47ê); e Política e Estudos Internacionais (50ê).
Em 30 áreas específicas a Universidade ficou entre a 51ê e a 100ê posição; em oito áreas, entre as 150 melhores; e, em duas áreas, entre as 250 melhores.
As áreas específicas são agrupadas em cinco grandes áreas e a USP está entre as 100 melhores na classificação geral de todas as cinco: Ciência Social e Administração (43ê), Artes e Humanidades (50ê), Ciências da Vida e Medicina (47), Ciências Naturais (70ê) e Engenharia e Tecnologia (67ê).
As universidades norte-americanas lideram o ranking em 32 das 55 áreas específicas.
Mais informações sobre o ranking podem ser obtidas na página do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida) da USP.
Confira a classificação da USP por áreas no QS World University by Subject 2025:
Na edição deste ano do ranking, foram avaliados cursos de mais de 5.200 universidades do mundo todo. Desse total, 1.747 instituições tiveram cursos classificados em 55 áreas específicas e cinco grandes áreas.
Impulsionada principalmente pela boa classificação de cursos como Engenharia de Petróleo, Odontologia e História da Arte, a USP foi a instituição da América Latina com melhor desempenho no ranking.
Publicado desde 2013 pela Quacquarelli Symonds, organização britânica de pesquisa especializada em instituições de ensino superior, o ranking avaliou as universidades de acordo com cinco indicadores (reputação acadêmica, reputação entre empregadores, citações científicas, índice H e internacionalização), adaptados de acordo com cada área específica.
jpg' alt='Media Content' />
Fonte: AgĂȘncia SP