No Dia Mundial da Água, celebrado neste sábado (22/03), o Governo do Amazonas destaca o trabalho que vem sendo realizado em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) para garantir água tratada para toda a população, através do Programa de Saneamento Integrado (Prosai).
O programa é desenvolvido pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). Com o Prosai, o Governo do Amazonas está implantando em Parintins um novo sistema de abastecimento de água. As obras iniciaram em setembro do ano passado, por determinação do governador Wilson Lima, para resolver definitivamente o problema dos poços contaminados no município.
De acordo com o secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, a nova rede que está sendo instalada na cidade pelo Prosai vai atender toda a cidade com água tratada e de maneira ininterrupta. "As obras já estão bastante avançadas, com 22 quilômetros de tubulação instalados, cinco poços perfurados e os reservatórios já em construção. Muito em breve, os parintinenses terão água de qualidade na torneira, durante 24 horas por dia", destacou.
Com o novo sistema de abastecimento, ressalta o secretário, a expectativa é reduzir, inclusive, as doenças de veiculação hídrica, fortalecendo a infraestrutura urbana da cidade e garantindo um futuro mais sustentável para as próximas gerações. "A iniciativa do Governo do Amazonas reafirma o compromisso com a universalização do acesso à água tratada e com a promoção da qualidade de vida dos cidadãos", frisou.
O subcoordenador de Projetos Ambientais da UGPE, Otacílio Cardoso, destaca ainda a importância da água para a biodiversidade e a estabilidade ambiental, especialmente na região amazônica. "A água é o sustento das nossas vidas e da vida do planeta. É responsável por controlar toda a biodiversidade e a estabilidade ambiental do planeta. Além disso, é essencial para as nossas comunidades, porque, em boa parte da região, as estradas são os rios", afirmou.