Foto: divulgação/prefeitura de Parintins
Durante o festival de Caprichoso e Garantido, Parintins irá restringir a "entrada absurda de veículos" na cidade. Com isso, o prefeito Mateus Assayag anunciou que a Prefeitura estabelecerá um rigoroso controle na entrada e circulação de veículos.
Conforme informação do site AmEmPauta, a medida visa enfrentar um dos principais gargalos do município: o excesso de veículos.
Por exemplo, na região central da cidade, o trânsito compromete a mobilidade urbana, os serviços essenciais e o bem-estar da população local e de turistas.
"Temos que cuidar da mobilidade urbana durante todos os meses do ano, mas de forma muito especial durante o festival, porque temos uma quantidade absurda de veículos chegando à cidade",
destacou o prefeito.
Assayag comentou que os veículos são particulares, institucionais e comerciais, e sobrecarregam a estrutura da cidade durante o evento.
Dessa forma, a gestão municipal irá fiscalizar de forma rigorosa em todos os portos de Parintins. A ação será com base em instrumentos jurídicos em construção junto à procuradoria do Município, à câmara de vereadores e à equipe técnica da Prefeitura.
Ainda segundo a publicação, objetivo é limitar legalmente a entrada de veículos, em especial os destinados a atividades comerciais.
Ao mesmo tempo, a Prefeitura já prepara a criação de um terreno para funcionar como "garajão". Segundo o prefeito, ao local serão recolhidos veículos que não estejam autorizados a circular durante o festival, sobretudo veículos de fora de Parintins que chegam sem regulamentação para transportar cargas ou passageiros.
"Queremos garantir a mobilidade para os serviços essenciais, como ambulâncias, limpeza pública, Corpo de Bombeiros, manutenção da iluminação pública, e principalmente para os moradores de Parintins que precisam se deslocar para o trabalho", afirmou Assayag.
Além disso, Mateus destacou que as medidas alcançarão veículos de aplicativo, taxistas irregulares, mototáxis, motocar e até veículos pesados, como caminhões.
"Este ano não vamos permitir veículos piratas, seja mototáxi, motocar, Uber ou caminhão. Haverá fiscalização intensa nos portos e nas ruas da cidade".
Dessa maneira, a pauta já foi tratada em reunião com os órgãos de segurança pública do Estado, no âmbito do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que acompanha os preparativos do festival.
Fonte: BNC Amazonas