As festividades do São João começam no estado nordestino no dia 4 de maio e vão até o último dia de julho.
Em todo o estado, são mais de 400 grupos de Bumba Meu Boi dessa bela demonstração popular.
A estudante universitária Leudigera Mendes participa como índia do grupo folclórico Maracanã desde os 4 anos. Esse Bumba Meu Boi é do sotaque da Ilha ou de Matraca.
"Cada região do Brasil tem uma manifestação cultural e o boi é muito importante para o Maranhão. Estamos aqui para divulgar o maior São João do mundo que é o do Maranhão", disse.
O mecânico Adriano dos Santos é o boi do grupo dos Sonhos, de sotaque de Orquestra, há oito anos.
"Essa tradição é de família que veio do meu avô e do meu pai. Todos eles eram bois. Não é para qualquer um não. Exige muito dos braços. Tem que ter gingado e balançado".
O secretário estadual de Cultura do Maranhão, Yuri Arruda, disse que este ano o governo trouxe um pouco para o Rio do gostinho da cultura maranhense.
"São 90 dias de festa em todos os cantos do estado. O Maranhão sofre influências de várias regiões. É uma cultura muito diversa. Temos Bumba Meu Boi, quadrilha, forró pé de serra, dança do coco, dança portuguesa. É uma infinidade de danças".
Fonte: Agência Brasil