Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Evo Morales

Presidente da Bolívia renuncia. Políticos de esquerda falam em golpe na Bolívia

Uma auditoria da OEA (Organização dos Estados Americanos) divulgada hoje apontou indícios de irregularidade no pleito e agravou a situação do governo. Morales chegou a anunciar a convocação de novas eleições.


Após o presidente da Bolívia, Evo Morales, renunciar ao cargo diante de pressões das Forças Armadas, políticos brasileiros de esquerda usaram as redes sociais para denunciar o que classificam como um golpe no país vizinho. Após três semanas de manifestações, Morales havia anunciado na manhã de hoje novas eleições, mas a cúpula militar do país pediu que ele deixasse o cargo.

O comandante-chefe das Forças Armadas e da Polícia da Bolívia, general Williams Kaliman, pediu em pronunciamento a renúncia de Evo Morales. Pouco depois, o presidente boliviano renunciou ao cargo e deixou a capital La Paz no avião presidencial, rumo a destino ainda incerto.

Morales vinha enfrentando uma onda de manifestações contra seu governo há três semanas, desde que foi declarado vencedor em mais uma eleição presidencial. Uma auditoria da OEA (Organização dos Estados Americanos) divulgada hoje apontou indícios de irregularidade no pleito e agravou a situação do governo. Morales chegou a anunciar a convocação de novas eleições, mas o candidato de oposição, Carlos Mesa, defendeu que ele não participasse de uma nova disputa.


UOL

Evo Morales Bolívia Renuncia Presidente da Bolívia Esquerda

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!